jQuery(document).ready(function($){$('#aside .widget-archive > ul').addClass('fancy');});

Carnaval 2012 – Agenda das Prévias – 02 a 05 de fevereiro

Quinta 02/02

  • Prévia do Bloco do Case
    Bonecos criados pelo artista plástico Silvio Botelho se tornarão manequins para estilistas do SPFW. - Foto: Passarinho/Pref.Olinda
    Bonecos criados pelo artista plástico Silvio Botelho se tornarão manequins para estilistas do SPFW. - Foto: Passarinho/Pref.Olinda

    22h – Clube Atlântico – Carmo
    Obs.: Não haverá saída do bloco.
  • Desfile de Moda dos Bonecos Gigantes
    19h – Em frente ao Palácio dos Governadores (Sede da Prefeitura) – Sítio Histórico
    Obs.: O desfile não percorrerá ruas do Sítio Histórico.
  • Conxitas homenageiam Homem da Meia Noite
    19h – Sede do Homem da Meia Noite – Bonsucesso
    Obs.: O bloco percorrerá as principais ruas do Sítio Histórico

Sexta 03/02

  • Lançamento da Camisa da Troça Sai na Marra
    18h – Museu do Mamulengo (acesso pela Rua Porto Seguro) – Sítio Histórico
    Obs.: Não haverá saída da troça.
  • Prévia do bloco Flor da Lira
    19h – Mercado da Ribeira – Sítio Histórico
    Obs.: Não haverá saída do bloco.
  • Prévia do bloco Espetinho do Beto
    17h – Clube Atlântico – Carmo
    Obs.: Não haverá saída do bloco.
  • Prévia da troça Já Que Tá Dentro Deixa
    19h – Bar A Tribuna – Sítio Histórico
    Obs.: A partir das 20h, a troça percorrerá as principais ruas do Sítio Histórico.

Sábado 04/02

  • Baile Afrodite
    22h – Clube Atlântico – Carmo
    Obs.: Não haverá saída do bloco.
  • Prévia do bloco A Turma da Latinha
    10h – Av. Ministro Marcos Freire – Bairro Novo
    (em frente ao Bar do Guaiamum)
    Obs.: A partir das 11h, o bloco percorrerá as principais ruas do Sítio Histórico.
  • Prévia da troça Gula de Folia
    14h – Largo do Amparo – Sítio Histórico
    Obs.: A partir das 15h, a troça percorrerá as principais ruas do Sítio Histórico.
  • Prévia da troça Bandida Organizada
    13h – Centro de Cultura Luiz Freire – Sítio Histórico
    Obs.: A partir das 17h, a troça percorrerá as principais ruas do Sítio Histórico.
  • VII Corrida de Bonecos Gigantes
    A escola de samba D'Breck arrastou multidões no carnaval 2011. - Foto: Pire/Pref.Olinda
    A escola de samba D'Breck arrastou multidões no carnaval 2011. - Foto: Pire/Pref.Olinda
    10h – Mercado da Ribeira (largada) e Prefeitura de Olinda (chegada) – Sítio Histórico

Domingo 05/02

  • Bloco Virgens de Verdade – Abraça Brasil
    10h – Beira Mar de Olinda
    Obs.: O bloco percorrerá toda a Beira Mar da cidade.
  • Ensaio do grupo afro cultural Resistência Negra
    17h – Mercado da Ribeira – Sítio Histórico
    Obs.: O ensaio percorrerá as principais ruas do Sítio Histórico.
  • Ensaio do grupo D’Breck Escola de Samba
    18h – Praça do Fortim do Queijo – Carmo
    Obs.: Não haverá saída do grupo.
  • Ensaio do Patusco
    16h – Espaço Aberto – Varadouro
    (em frente ao Posto BR – Av. Pres. Kennedy)
    Obs.: Não haverá saída da bateria.

Prefeitura capacita ambulantes que trabalham no Carnaval

Ambulantes irão receber capacitação de manipulação de alimentos - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda
Ambulantes irão receber capacitação de manipulação de alimentos - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Boas práticas de manipulação de alimentos e bebidas. É com esse objetivo que a Vigilância Sanitária, em parceria com o Controle Urbano de Olinda, realizará nos dias 01 e 02 de fevereiro, das 14 às 17h, uma capacitação voltada para ambulantes que irão trabalhar no desfile do bloco Virgens de Verdade Abraça Brasil (05).

Já para o carnaval, a capacitação será destinada para 670 ambulantes cadastrados, que será realizada nos dias 06 e 10 pela manhã (8h às 12h) e tarde (14 às 17h), na Secretaria de Planejamento do Meio Ambiente (SEPLAMA), Estrada do Bonsucesso, 306 – Bonsucesso.

Segundo Érica Barroca, gerente da Vigilância Sanitária, a capacitação vai beneficiar os ambulantes. “É importante está sempre atualizando os vendedores sobre as boas práticas de manipulação de alimentos, pois quem trabalha comercializando bebidas e comidas devem tomar cuidado com a higiene”, destacando ainda que a comercialização de bebidas sem procedência (tipo batida e água em saquinhos) está extremamente proibida.

Outro setor que também será fiscalizado pela equipe da Vigilância Sanitária de Olinda é o ambiente interno dos trios elétricos, que estarão prestando serviço nas avenidas da cidade no desfile das Virgens, pois os sanitários necessitam de cuidados especiais, principalmente na eliminação dos resíduos.

Germano Coelho, o homenageado do Carnaval de Olinda 2012

O ex-prefeito Germano Coelho durante a entrevista coletiva do Carnaval 2012 - Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda
O ex-prefeito Germano Coelho durante a entrevista coletiva do Carnaval 2012 - Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

No ano em que Olinda comemora os 30 anos do título de Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, a Prefeitura presta uma justa homenagem ao principal articulador da comenda, o ex-prefeito Germano Coelho. Ele será o homenageado no Carnaval deste ano e, durante a coletiva que anunciou os detalhes da Folia de Momo, Coelho se mostrou bastante emocionado e grato pela escolha.

Para o prefeito Renildo Calheiros, “Germano Coelho é uma figura importante na história política e cultural de Olinda”. Foi na sua gestão que a cidade recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade e o carnaval ganhou força como festa popular e democrática. Inspirado nisso, Renildo apresentou para 2012 uma folia como as de antigamente com os blocos e as pessoas fantasiadas nas ruas.

“Eu me sinto imensamente feliz por estar ao lado dos grandes nomes do carnaval de Olinda (referindo-se às agremiações). Eu não vim para ser homenageado, vim para homenagear o carnaval de Olinda”, disse Germano Coelho, durante a coletiva. Ele foi prefeito da Cidade em duas oportunidades e, atualmente, é superintendente do Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE).

A escolha do homenageado acontece por decisão da Prefeitura em parceria com a Associação Carnavalesca de Olinda, a Liga Olindense de Agremiações e Fantasias, a Liga dos Bonecos Gigantes, além de outros grupos locais.

Bloco Tô Limpo realiza sua última prévia

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A última prévia do Bloco Tô Limpo, realizada no sábado (28), na sede da Pitombeira dos Quatro Cantos atraiu vários foliões. O bloco tem como proposta o não uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, é apoiado pelas Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda e pela Câmara Municipal.

A festa, que foi à Fantasia, reuniu famílias inteiras para festejar o carnaval de maneira saudável, incluindo várias crianças, demonstrando que a paixão pelo carnaval de Olinda começa cedo. O bloco desfila pelas ladeiras da cidade alta no sábado e terça-feira de carnaval, com concentração em frente à sede da troça Pitombeira dos Quatro Cantos, às 14h.

Olinda realiza a 7ª corrida dos bonecos gigantes

Corrida de Bonecos Gigantes no Carnaval de Olinda 2011. Foto: Passarinho/Pref.Olinda
Corrida de Bonecos Gigantes no Carnaval de Olinda 2011. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Eles são um dos símbolos do carnaval de Olinda e encantam adultos e crianças. Anualmente, os bonecos gigantes sobem e descem ladeiras atraindo uma multidão de pequenos foliões. Pequenos foliões mesmo já que alguns destes bonecos chegam a medir três metros. Já o peso pode chegar até 32 quilos. Por esse motivo, os carregadores de bonecos são considerados verdadeiros atletas. E para provar qual deles é o melhor, a Prefeitura de Olinda realiza, em parceria com a Liga Independente dos Bonecos Gigantes de Olinda, pelo 7º ano, a tradicional Corrida de Bonecos Gigantes.

A corrida acontece no dia 4 de fevereiro, às 10h, com largada em frente ao Mercado da Ribeira e linha de chegada em frente ao Palácio dos Governadores, na rua do São Bento, no Sítio Histórico de Olinda, em um percurso de cerca de 900 metros. Mas atenção, os carregadores que quiserem participar  e quem sabe voltar para casa com medalha e prêmio em dinheiro, devem correr para não perder o período de inscrição, que começa no dia 16 de janeiro e seguem até o dia 04 de fevereiro. Leia mais

Ceroula prepara grande festa para comemorar seus 50 carnavais

Ceroula 50 anos / Foto: Divulgação
Ceroula 50 anos / Foto: Divulgação

Neste domingo (29), a Ceroula, tradicional troça do carnaval de Olinda, realiza uma grande festa para comemorar seu meio século de vida. Vai ter muito frevo, samba e pagode, a partir das 14h, para animar foliões que forem até o Pátio do Mosteiro de São Bento. Durante a Folia de Momo, a agremiação desfila no sábado e na terça-feira gorda.

Cinquenta anos é uma data muito especial. Por isso, desde outubro do ano passado, a diretoria da Ceroula vem organizando as comemorações do seu aniversário e, durante todo o mês de janeiro, prévias nas ladeiras de Olinda. “A expectativa para a festa deste domingo é a melhor possível e as homenagens que temos recebido pelos 50 anos da troça tem nos deixado muito contentes”, afirma o presidente da Ceroula, Marcos Sales.

Ele comenta que entre as novidades para o carnaval deste ano está a camisa alusiva ao cinquentenário e o novo estandarte que já será apresentado este final de semana. “Não queremos adiantar muita coisa para não estragar as surpresas que estamos preparando para os foliões”, diz Marco Sales.

A festa deste domingo tem como atrações o cantor Almir Rouche e os grupos Patusco e Bom Gosto. No final de semana seguinte, a Ceroula faz uma pausa e retorna no dia 12 de fevereiro para o desfile das Virgens do Bairro Novo que, este ano, homenageia a troça. Leia mais

Vassourinhas faz a “buscada” do estandarte nesta sexta-feira

Foto: Passarinho/Pref.Olinda
Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Em homenagem aos 100 anos do Clube Vassourinhas, a agremiação irá buscar o estandarte de comemoração de aniversário nesta sexta-feira (27), na Prefeitura de Olinda. O clube sairá da sede, no Largo do Amparo, às 19h, em direção ao salão nobre da prefeitura. Pelas ruas do Sítio Histórico, o clube seguirá com orquestra, grupo de passista e toda a diretoria da agremiação para fazer a “buscada” do estandarte. A festa se encerra no Largo do Guadalupe.

Ainda sobre as comemorações do aniversário, o Vassourinhas faz a sua saída oficial do Largo do Guadalupe no domingo de Carnaval. Já na Terça-feira Gorda, dia 21 de fevereiro – data real do aniversário do clube – haverá o grande encontro entre o Clube Vassourinhas de Olinda e o Clube Vassourinhas do Recife. O encontro será em frente a Prefeitura de Olinda, às 19h.

“Realmente, este é um momento bem significativo para mim, pois tenho a honra de estar presidindo o clube durante as comemorações do centenário”, salienta, com entusiasmo, Erivelto Paes Barreto, presidente do Vassourinhas de Olinda há nove anos e membro da agremiação carnavalesca, há 39.

O clube nasceu em 1912, como Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas de Olinda. A primeira diretoria do clube foi composta exclusivamente por mulheres negras. No decorrer de sua história, sempre teve como seu maior rival o Clube C.M Lenhadores Olindenses. Para comemorar os 100 anos de folia, o clube vai desfilar pelas ladeiras do Sítio Histórico mostrando seu estandarte, passistas, adereços, cores e todos os ingredientes da maior festa carnavalesca.

Veja mais

“Segundo o maior historiador do carnaval de Olinda, José Ataíde, esta composição (Música, Mulheres e Flores, de Lídio Macacão) do repertório do Clube Vassourinhas de Olinda é considerada uma obra-prima da música do carnaval de Olinda, que continua fazendo sucesso em todos carnavais” (Fonte: O Nordeste.com).

Carnaval 2012 – Agenda das Prévias – 27 a 29/01

Sexta 27/01

  • Prévia do Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas de Olinda
    O dragão do bloco Eu Acho É Pouco sempre arrasta uma multidão pelas ruas do sítio histórico de Olinda. Foto: Manu Galindo
    O dragão do bloco Eu Acho É Pouco sempre arrasta uma multidão pelas ruas do sítio histórico de Olinda. Foto: Manu Galindo

    19h – Sede do Vassourinhas – Largo do Amparo
    Obs.:A troça se concentra na sede e segue em cortejo pelas ruas do Sítio Histórico
  • Prévia do bloco Flor da Lira
    19h – Mercado da Ribeira – Sítio Histórico
    Obs.: Não haverá saída do bloco.
  • Prévia do Bloco Carnavalesco Hoje a Mangueira Entra
    21h – Clube Atlântico – Carmo
    Obs.: Não haverá saída do bloco.

Sábado 28/01

  • Prévia da troça Esses Boy Tão Muito Doido
    10h – Sede da Troça Fazendão, próximo à Secretaria da Fazenda de Olinda – Varadouro
    Obs.: Após a festa, a troça percorrerá as principais ruas do Sítio Histórico.
  • Baile à Fantasia do Bloco Tô Limpo
    19h – Sede do Clube Pitombeira dos Quatro Cantos – Carmo
  • Prévia do troça Eu Acho é Pouco
    22h – Mercado Eufrásio Barbosa – Varadouro
    Obs.: Não haverá saída da troça.

Domingo 29/01

  • Prévia da Troça Pitombeira dos Quatro Cantos
    Troça Ceroula de Olinda nas prévias do Carnaval 2009. Foto: Ádria de Souza/Pref.Olinda
    Troça Ceroula de Olinda nas prévias do Carnaval 2009. Foto: Ádria de Souza/Pref.Olinda

    11h – Sede da Pitombeira – Sítio Histórico
    Obs.: A partir das 17h, o bloco sai em cortejo pelas ruas do Sítio Histórico
  • Prévia da troça Me Leva Que Eu Vou
    13h – Mercado Eufrásio Barbosa – Varadouro
    Obs.:A partir das 19h, a troça sai em cortejo pelas ruas do Sítio Histórico.
  • Festa de 50 anos do Ceroula
    14h – Pátio do Mosteiro de São Bento – Varadouro
    Obs.:Não haverá saída do bloco.
  • Ensaio do Patusco
    16h – Espaço Aberto – Varadouro
    (em frente ao Posto BR – Av. Pres. Kennedy)
    Obs.: Não haverá saída da bateria.
  • Prévia do Maracambuco
    16h – em frente à Prefeitura de Olinda – Sìtio Histórico
    Obs.: A prévia percorrerá as principais ruas do Sítio Histórico.
  • Ensaio do grupo afro cultural Resistência Negra
    17h – Mercado da Ribeira – Sítio Histórico
    Obs.: O ensaio percorrerá ruas do Sítio Histórico.