jQuery(document).ready(function($){$('#aside .widget-archive > ul').addClass('fancy');});

2014 tem mais!

Foto: Williams Aguiar/Pref.Olinda
Foto: Williams Aguiar/Pref.Olinda

Estamos encerrando agora a transmissão online do #CarnavalDeOlinda. Em 2014 tem mais!

Confira como foi no Canal da Prefeitura de Olinda no YouTube: http://www.youtube.com/PrefeituraOlinda

Casa do Turista ajuda foliões a recuperar documentos e objetos perdidos

Foto: Williams Aguiar/Pref.Olinda
Foto: Williams Aguiar/Pref.Olinda

Em meio a tanta diversão, alguns foliões sempre terminam se descuidando e perdendo algum documento ou objeto pessoal. E foi com o intuito de ajudar as pessoas a recuperarem os seus pertences que a Casa do Turista, em parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS), lançou em Olinda a Delegacia Interativa.

Na própria Casa do Turista, localizada na Rua Prudente de Morais, 472, no Carmo (Quatro Cantos), o folião poderá realizar o Boletim de Ocorrência pela internet, através do endereço www.sds.pe.gov.br. Após o registro, os itens recuperados são enviados para a própria Casa do Turista, SDS ou para os Correios, localizado em frente à Praça do Carmo.

Nos últimos três dias de carnaval, a Casa do Turista já contabilizou a visita de cerca de 3000 turistas de diversas regiões do Brasil e também do exterior, principalmente do Canadá, Estados Unidos, Holanda e França. A grande maioria vai ao local em busca de informações sobre os melhores pontos de folia e localização das ruas e bairros da cidade.

Também é possível pesquisar na página Documentos Perdidos do Site Oficial do Carnaval de Olinda.

Imprensa estrangeira no Carnaval de Olinda

Foto: Rachel Motta/Pref.Olinda
Foto: Rachel Motta/Pref.Olinda

Nesta terça-feira (12), Olinda recebeu a visita de jornalistas estrangeiros convidados da Secretaria de Turismo de Pernambuco/Empetur. No grupo, equipe do programa de TV Punto Cardinal, da Argentina, que gravou imagens da folia da sacada do Palácio dos Governadores. Conferiram atrações como o bloco As Noivas e D´Breck.

Ontem, a cidade Patrimônio Cultural da Humanidade recebeu também jornalistas de São Paulo e Minas Gerais de veículos como Hoje em Dia (MG), Via G, Mercado e Eventos, Panrotas, Brasil Travel News (SP), que conferem a folia a convite da Prefeitura do Recife. Foram recebidos pelo prefeito Renildo Calheiros, e circularam pelas ladeiras do Sítio Histórico para ver o colorido das fantasias e as troças.

Foliões curtem a Folia de Momo no Camarote da Acessibilidade

Foliões curtem o Carnaval de Olinda no Camarote da Acessibilidade. Foto: Williams Aguiar/Pref.Olinda
Foliões curtem o Carnaval de Olinda no Camarote da Acessibilidade. Foto: Williams Aguiar/Pref.Olinda

Localizado no Carmo, o Camarote da Acessibilidade proporcionou conforto e muita diversão a todos que possuem necessidades especiais. Além de curtir a folia com toda segurança necessária, os foliões tiveram à sua disposição serviços como intérpretes de línguas, áudio descrição, sala climatizada com a oferta de serviços médicos para auxiliar aqueles que possuem dificuldade de locomoção e distribuição de lanches.

O serviço começou no sábado e seguiu até a terça-feira. O projeto foi iniciado pelo Governo do Estado e é o segundo ano que acontece em Olinda, sendo executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do município. “Todo folião tem o direito de brincar o carnaval com segurança”, ressalta Márcio Barros, supervisor da iniciativa.

A previsão é que uma média de 450 pessoas tenham passado pelo local durante os quatro dias de folia. “A ideia foi fantástica e a atenção das pessoas aqui conosco é maravilhosa. Gostei muito porque pude vir curtir a festa sem medo”, explica, entusiasmada, a cadeirante Ana Maria Rocha.

Click Digital registra a alegria do folião em Olinda

Click Digital funcionou na Ribeira, registrando a alegria do folião em Olinda. Foto: Willams Aguiar /Pref.Olinda
Click Digital funcionou na Ribeira, registrando a alegria do folião em Olinda. Foto: Willams Aguiar /Pref.Olinda

Oferecido pela Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia da Prefeitura de Olinda, o Click Digital é um serviço que proporciona aos foliões a oportunidade de registrar a sua passagem pela cidade durante a Folia de Momo.

Neste ano a estrutura para a realização da iniciativa foi montada na Ribeira.  O serviço funciona desde o sábado (09), sempre no horário das 10h às 17h, e segue até a terça-feira (12).  O folião clicado pelas lentes do Click Digital poderá acessar sua fotografia através do endereço: facebook.com/olindaturismo. A estimativa é que uma média de 4 mil pessoas visitem o espaço durante os quatro dias de folia.

 

Cuidados com a saúde durante o Carnaval

Policlínica Barros Barreto. Foto: Williams Aguiar/Pref.Olinda
Policlínica Barros Barreto. Foto: Williams Aguiar/Pref.Olinda

O coordenador geral dos serviços de saúde durante o Carnaval, Pedro Henrique, dá algumas dicas para que o folião possa brincar à vontade e evitar ocorrências médicas:

  1. Manter-se hidratado, bebendo bastante água. Bebidas alcoólicas não substituem á água.
  2. Para os que consomem as bebidas alcoólicas, manter-se alimentado é uma forma de evitar queda da glicose. Porém, a única forma de evitar o coma alcoólico é beber com moderação.
  3. Evitar frituras e verificar a procedência dos alimentos. (Verificar também se o comércio possui o selo da Vigilância Sanitária.
  4. Usar preservativo.

A secretaria de Saúde está disponibilizando atendimento de urgências 24h nos seguintes locais:

  • Policlínica Barros Barreto – Avenida Dr. Justino Gonçalves, s/n, Carmo.
  • Unidade de Pronto Atendimento (UPA Olinda) – Gregório Lourenço Bezerra – Rodovia PE15 – Avenida Joaquim Nabuco, S/N – Cidade Tabajara.
  • Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Adulto e Infantil do Tricentenário –Rua Farias Neves Sobrinho, nº 232, Bairro Novo.
  • Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Peixinhos –Av. Presidente Kennedy, s/n, Peixinhos.

Além do serviço de urgências 24h, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar:

  • Um ponto de apoio para urgências na Secretaria de Educação – na Rua 15 de Novembro, 184 – Varadouro.
  • Uma ambulância do SAMU, no largo do Amparo, com atendimento 24h.
  • Teste rápido de HIV.

Do sábado (09) até hoje, foram contabilizados 865 atendimentos de urgências na cidade, dos quais, 98% foram diagnosticados coma alcoólico. Foram realizados também 270 testes de HIV, cerca de 140 mil camisinhas foram distribuídas e realizadas mais de 1.800 ações da vigilância sanitária.

Não tem dieta para alegria na Terça-Feira de Carnaval em Olinda

Patusco arrasta uma multidão pelas ruas do Sítio Histórico. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda
Patusco arrasta uma multidão pelas ruas do Sítio Histórico. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Terça-Feira Gorda!!! Oficialmente mais de 90 blocos, troças e agremiações desfilam hoje, levando os foliões ao delírio. É uma fartura de irreverência, criatividade e beleza, acompanhadas de um som contagiante, que enlaça e não deixa ninguém ficar parado. Esses são alguns dos ingredientes que fazem do Carnaval de Olinda o mais popular e democrático do mundo.

Entre as diversas atrações, hoje tem Patusco, Ceroula, Pitombeira dos Quatros Cantos, Eu Acho é Pouco e desfile de Blocos Líricos saindo do Largo do Amparo. Tem ainda o tradicional desfile com cerca de cem Bonecos Gigantes de Olinda.

Os 11 Pólos oferecem também shows e atrações diversas. No do Fortim, por exemplo, tem Siba e orquestra, Maestro Duda e Claudionor Germano. Confira a programação completa em nosso site e venha brincar com a gente!!!