jQuery(document).ready(function($){$('#aside .widget-archive > ul').addClass('fancy');});

Sábado de Zé Pereira ferverá ao som do Frevo

Amanhã (1), no sábado de Zé Pereira, Olinda promete ferver ao som do frevo por toda a cidade. Logo cedinho às 9h, você não pode perder a saída do Bloco Trinca de Ás, da Travessa do Bonfim, no Carmo. A manhã também fica por conta das crianças que com seus pais invadem o Sítio Histórico, enchendo o dia de alegria.

Às 14h, tem o Bloco Hoje a Mangueira Entra, no Varadouro. Já às 16h, o Menino da Tarde, criação de Silvio Botelho enche o Guadalupe de encanto. Às 16h também, tem o tradicionalíssimo Bloco Ceroula, que desfila com pompa, saindo do Clube Atlântico. Falando em tradição, você não pode se esquecer de curtir a saída do Bloco Elefante, lá da Rua do Guadalupe, no mesmo horário. Um pouquinho mais tarde, tem a animação do Bloco Eu Acho é Pouco, que como sempre, sai do Mosteiro de São Bento.

Calma que o sábado ainda não acabou. Às 20h30, o Bloco John Travolta, um dos homenageados do Carnaval deste ano, traz animação e irreverência ao folião. E às 0h, o grande personagem do Carnaval de Pernambuco, o Homem da Meia Noite desfila com elegância, com saída da Estrada do Bonsucesso.

O folião que vem de brincar o carnaval de Olinda poderá utilizar vários serviços, como o Estacionamento Legal, no Memorial Arcoverde e seguir para a folia. Olinda também oferece o Camarote da Acessibilidade, espaço para os foliões deficientes e idosos com mobilidade reduzida, está localizado na Praça do Carmo. Os comerciantes que estão em trabalho no carnaval da cidade poderão deixar seus filhos com segurança no Espaço da Cidadania. São oferecidas ainda 282 cabines sanitárias, incluindo cabines de acessibilidade, espalhadas pela cidade, para quem precisa fazer suas necessidades fisiológicas.

Veja a programação completa do #Carnaval aqui: http://carnaval.olinda.pe.gov.br/carnaval-2014/programacao-carnaval-2014 ou de serviços: http://carnaval.olinda.pe.gov.br/carnaval-2014/servicos

Acompanhe ao vivo o Carnaval mais democrático do mundo, pelo Instagram da Prefeitura de #Olinda: http://instagram.com/Pref_Olinda, no nosso Facebook: https://www.facebook.com/prefeituradeolinda, ou por aqui no Site Oficial do Carnaval de Olinda.

Esquema de Trânsito para o Carnaval de Olinda

Haverá bloqueios fixos e móveis até a Terça-feira Gorda. Foto: João Paulo Seixas
Haverá bloqueios fixos e móveis até a Terça-feira Gorda. Foto: João Paulo Seixas

Desde o meio dia desta sexta-feira (28), começaram a funcionar os bloqueios de trânsito para o Carnaval de Olinda. O esquema conta com bloqueios fixos e móveis, isolando todo o Sítio Histórico para a folia de momo, sendo permitido o acesso apenas para moradores e taxistas com passageiros.

São cinco bloqueios móveis e 29 fixos. Eles estão montados até o meio dia da quarta-feira de cinzas, 05. O esquema de trânsito conta ainda com 70 agentes de trânsito e 200 auxiliares, que trabalharão em turnos, para fiscalização e orientação do trânsito. Para quem desejar vir de carro estará funcionando o Estacionamento Legal, localizado no Memorial Arcoverde, onde as pessoas poderão deixar os veículos e embarcarem no Expresso Folia, ao custo de R$ 6.

Em relação aos táxis, este ano haverá um ponto central próximo ao viaduto da Pan-nordestina. Olinda conta com uma frota de 806 veículos, porém o Taxi Metropolitano, convênio entre as prefeituras de Olinda e Recife, irá liberar os taxistas das duas cidades a embarcarem passageiros livremente. Para realizar denúncias ou outras ocorrências de trânsito a Prefeitura de Olinda disponibiliza o número: 3305.1021, que funcionará 24h.

Bloqueios Móveis

  1. Memorial Arcoverde
  2. Av. Olinda
  3. Av. Pres. Kennedy
  4. Rua Prof. Cândido Pessoa
  5. Estrada do Bonsucesso

Boqueios Fixos

  1. Rua Piza
  2. Rua Duarte Coelho
  3. Rua Epitácio Pessoa
  4. Travessa Santo Antônio
  5. Rua Lauro Alcoforado de Melo
  6. Av. Joaquim Nabuco
  7. 1º Travessa da Av. Joaquim Nabuco
  8. Rua da Boa Hora
  9. Rua Maria Tereza Beltrão
  10. Rua Cel João Beltrão
  11. Rua Bica dos Quatro Cantos
  12. Rua Severino José Ramalho
  13. Rua José Ramalho
  14. Rua B. de Melo
  15. Rua São João
  16. Rua Ilma Cunha
  17. Rua Bonifácio Jansen
  18. Rua São João
  19. Rua Farias Neves Sobrinho
  20. Rua Jatauba
  21. Rua Marechal Floriano Peixoto
  22. Rua Marechal Deodoro da Fonseca
  23. Travessa Dantas Barreto
  24. Travessa José Soriano
  25. Travessa Bela Vista
  26. Rua Ferreira do Santos
  27. Rua Osvaldo Xavier
  28. Rua do Dendezeiro
  29. Rua Iraci Xavier da Cruz

Ação de prevenção de acidentes de trânsito durante o Carnaval foi promovida hoje em Olinda

Assim como Carnaval não combina com tristeza, bebida não combina com direção. Pensando nisso, a Prefeitura de Olinda organizou uma ação conscientizadora para prevenção de acidentes de trânsito durante o Carnaval de Olinda, na manhã desta sexta-feira (28), no bairro do Carmo.

O projeto feito pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Planejamento e Controle Urbano e alunos da Universidade de Pernambuco e consistiu em distribuição de panfletos instruindo sobre malefícios de beber e dirigir. Também foram entregues camisinhas e passadas orientações para se prevenir das doenças sexualmente transmissíveis durante o Carnaval.

Veja a programação completa e tudo sobre o Carnaval aqui no Site Oficial do Carnaval de Olinda.

Denúncias de violência contra a mulher poderão ser feitas durante o Carnaval

Durante o Carnaval, a Ouvidoria da Mulher da Prefeitura de Olinda estará instalada na sede do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial (CEPIR), na Avenida Sigismundo Gonçalves, no bairro do Carmo, recebendo casos de violência contra a mulher na folia. O atendimento será feito das 9h às 16h no domingo (2), segunda (3) e terça-feira (3) e acontecerá em parceria com a Delegacia da Mulher.

Outro espaço de apoio para às mulheres é o Centro de Referência Márcia Dangremon, que fica na Rua Maria Ramos, em Bairro Novo, e atende 24 horas por dia.

Bloco O Enterro do Mosquito da Dengue trouxe a conscientização para a folia

A troça tem caráter socioeducativo e é feita para celebrar a redução, entre 2003 e 2014, de 76% dos casos no município. Tendo sido reduzidas a praticamente zero as ocorrências de óbito decorrentes da doença. Foto: Tiago Peixoto/Pref.Olinda
A troça tem caráter socioeducativo e é feita para celebrar a redução, entre 2003 e 2014, de 76% dos casos no município. Tendo sido reduzidas a praticamente zero as ocorrências de óbito decorrentes da doença. Foto: Tiago Peixoto/Pref.Olinda

Combater o mosquito da dengue com muito frevo, no clima do Carnal de Olinda. Foi com esse objetivo que a Secretaria de Saúde de Olinda realizou, na manhã desta sexta-feira (28), o desfile do Bloco O Enterro do Mosquito da Dengue. A troça tem caráter socioeducativo e é feita para celebrar a redução, entre 2003 e 2014, de 76% dos casos no município. Tendo sido reduzidas a praticamente zero as ocorrências de óbito decorrentes da doença.

O bloco se concentrou na Praça do Carmo e saiu pelas ruas do centro histórico, simulando um cortejo fúnebre do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor do vírus. Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Olinda também participaram da brincadeira, desfilando alegria e ajudando no combate a doença.

Prevenção contínua – Mesmo com esses dados animadores, não podemos dar trégua a dengue. A prevenção precisa continuar. A ação mais simples é evitar que o mosquito nasça. Para isso, é preciso eliminar os focos que eles escolhem para a reprodução, não acumulando água em qualquer recipiente.

Veja mais

Tenda na Rua 13 de Maio combate homofobia

Na Rua 13 de maio, próximo ao Teatro do Mamulengo, será montada uma tenda onde 12 agentes da Coordenadoria de LGBT de Olinda distribuirão material informativo e farão abordagens ao público com o intuito de combater a discriminação aos homossexuais e a conscientizar o público LGBT sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos.

A abordagem difundirá, entre outras informações, a Lei Municipal 5168/99, que prevê punição, como multa, suspensão do alvará de funcionamento e até fechamento, de estabelecimentos comerciais em casos de práticas discriminatórias contra homossexuais. A ação contará também com a distribuição de preservativos.

Tenda Cidadã receberá filhos de comerciantes em serviço no Carnaval de Olinda

Espaço funcionará das 10h às 22h do Sábado à Terça-feira. Foto: Maíra Borges/Pref.Olinda
Espaço funcionará das 10h às 22h do Sábado à Terça-feira. Foto: Maíra Borges/Pref.Olinda

Foi instalada nesta sexta-feira (27) o Pólo Folia Cidadã, o Sítio de Seu Reis (Praça do Carmo), em Olinda. O espaço, que funcionará das 10h às 22h, do Sábado de Zé Pereira à Terça-feira Gorda, será o ponto de apoio das diversas ações desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos durante o Carnaval e também receberá a Tenda da Cidadania.

A Tenda é um local onde os comerciantes que atuam em Olinda durante a Folia poderão deixar seus filhos com segurança. crianças e adolescentes de quatro a 18 anos. No local, as crianças e jovens atendidos, que deverão ser cadastrados pelos pais no início do dia, participação de atividades recreativas e oficinas, além de receber quatro refeições diárias (dois lanches, almoço e jantar). A capacidade de atendimento por dia é de até 150 crianças e adolescentes.

As crianças menores de quatro anos levadas até a Tenda da Cidadania serão encaminhadas à Casa de Passagem e Diagnóstico de Olinda, que fica na Avenida Beira Mar, em Bairro Novo. No local, elas terão atendimento apropriado longe da folia.

Durante todo o Carnaval, 40 educadores sociais estarão nas ruas para identificar e resgatar crianças e jovens em situação de rua, trabalho infantil, uso de drogas e/ou exploração sexual. Quem for encontrado em uma dessas situações será encaminhado ao Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA), que fica em Casa Caiada.

Serviço
Denúncias sobre trabalho infantil e exploração sexual de menores, disque 100

Abertura Oficial do Carnaval 2014 encanta a multidão em Olinda

Ontem (27) Alceu Valença, Ópera Bajado e Patusco, encantaram quem prestigiou a abertura do Carnaval no Fortim.

A Ópera Bajado, trouxe a arte de um dos homenageados do Carnaval 2014 na cidade, Bajado, completamente musicada. Alceu Valença colocou a massa para cantar, embalada por suas canções que já são hinos populares, assim como através de clássicos do frevo. Já o Patusco, colocou todo mundo para sambar no Fortim do Queijo.

Hoje no Polo do Fortim teremos a partir das 17h20 uma excelente programação com a Banda de Pau e Corda, Luciano Padilha, Dino Braia, Rogério Rangel, Pedro Salustiano, Rabeca Encantada e Don Tronxo.

Veja a programação, imagens e serviços públicos do carnaval mais democrático do Brasil no Site Oficial do Carnaval de Olinda: http://carnaval.olinda.pe.gov.br/