Pra ninguém ficar querendo mais

Bloco Eu Quero é Mais. Foto: Rafa Santos/Santo Lima/Fundarpe
Bloco Eu Quero é Mais. Foto: Rafa Santos/Santo Lima/Fundarpe

Folião que é folião não aceita o fim do Carnaval. E foi pensando nisso que a turma do bloco Lírico Eu Quero Mais criou, há 17 anos, o Encontro de Blocos Líricos, que acontece sempre no sábado pós-carnaval, que a agremiação gosta de apelidar de “Sábado de Cinzas”. A concentração do desfile será às 19h na Rua XV de Novembro (ladeira da prefeitura), em frente à sede do Eu Quero Mais, no Varadouro, e contará com a participação de outros 17 blocos líricos. A saída pelas ladeiras do sítio histórico está prevista para as 20h. Leia mais

Encontro de Afoxés Ganga Zumba: tradição afro-brasileira do Carnaval de Olinda

No #CarnavaldeOlinda, a festa não para! O Encontro de Afoxés Ganga Zumba deslumbra todos os foliões que esticaram seu Carnaval até a noite da Quarta-Feira de Cinzas. Com suas cores, sons e danças, cerca de 10 afoxés do Estado partiram do Largo do Guadalupe, em direção ao Mercado Eufrásio Barbosa, arrastando junto uma multidão que acompanha o cortejo.

Integrantes dos afoxés foram chegando aos poucos e coloriram a noite de cinzas do Carnaval de Olinda. Como manifestação de raiz africana, os figurinos dos principais integrantes dos grupos capricham na ornamentária de arranjos que reúnem lenços, palhas, penas de pavão e brilho destacando a característica de cada afoxé.

Encontro de Bois de Olinda agita Quarta-Feira de Cinzas

O Boi Marinho , criado no ano 2000 pelo músico e dançarino Hélder Vasconcelos, é uma das atrações. Foto: Tiago Peixoto/Pref. Olinda
O Boi Marinho , criado no ano 2000 pelo músico e dançarino Hélder Vasconcelos, é uma das atrações. Foto: Tiago Peixoto/Pref. Olinda

Em plena “Quarta-Feira Ingrata”, o #CarnavaldeOlinda segue em frente! Bois de diversas regiões do Estado saem pelas ruas e ladeiras do Sítio Histórico, encantando e divertindo os foliões com beleza, música e irreverência no 14º Encontro de Bois de Olinda. A festa teve início ao cair da noite e segue pelas ruas da cidade noite adentro.

Os Bois partem de diversos pontos das ladeiras da cidade e vão todos em direção à casa de Dona Dá, que foi homenageada do Carnaval de Olinda em 2004, na Rua da Boa Hora, Varadouro. Lá chegando, a matriarca os recebe com festa e um troféu como forma de homenagem às agremiações.

Cobertura do #CarnavaldeOlinda na internet bate recorde de alcance

O Carnaval de Olinda é um dos mais divulgados em todo o mundo, tanto pelos meios de comunicação tradicionais, quanto pelas redes sociais e portais de notícias na internet. Seguindo essa tendência, a Secretaria de Comunicação de Olinda realizou uma intensa cobertura por meio dessas ferramentas.

A cobertura ao vivo dos eventos foi feita em três redes: Facebook, Instagram e Twitter, além deste Site Oficial do Carnaval. Fotos em alta qualidade para a imprensa também foram postadas no Flickr. O YouTube também foi alimentado com vídeos de momentos especais da grande festa.

Mas não só a folia do Carnaval foi retratada: em todos esses canais, os serviços da prefeitura e outras instituições públicas, como Cidadania, Saúde, Serviços Públicos, Segurança e Trânsito foram constantemente atualizados.

Para as redes sociais também foi criada a hashtag #CarnavalDeOlinda, que acabou sendo utilizada largamente por veículos de comunicação e foliões.

Confira o balanço desta cobertura:

Em mais de 64 horas de cobertura do Carnaval de Olinda, foram publicados no Facebook 87 postagens, mais de 700 fotos e quase 200 vídeos no Instagram. O site oficial do Carnaval foi alimentado com 92 matérias e obteve 95 mil visitas na última semana, e quase 300 mil visualizações de página. No YouTube, foram postados 27 vídeos relacionados ao Carnaval, desde o começo de fevereiro e durante a festa.

No Facebook, só nesta quarta-feira de cinzas (5) foi registrado um alcance total de um milhão e duzentas mil pessoas, um aumento de mais de 300% em relação à última semana. A página da Prefeitura nesta rede é seguida por 25.530 usuários, 1.791 novos curtidores somente durante este Carnaval.

Entre a quarta-feira pré-carnavalesca e a quarta-feira de cinzas, recebemos 2.940 comentários e tivemos 5.107 compartilhamentos de nossas publicações. A média de alcance de cada publicação foi de 10.000, com publicações atingindo picos de 230 mil pessoas.

Acesse os canais virtuais da Prefeitura de Olinda:

Portal da Prefeitura de Olinda: www.olinda.pe.gov.br
Site Oficial do Carnaval de Olinda: carnaval.olinda.pe.gov.br
Facebook: facebook.com/prefeituradeolinda
Instagram: instagram.com/pref_olinda
Google+: plus.google.com/+prefeituradeolinda
Twitter: twitter.com/pref_olinda
Flickr: flickr.com/prefeituradeolinda
YouTube: youtube.com/PrefeituraOlinda

Trânsito liberado em Olinda

Carros circulam livremente pela cidade. Foto: Jan Ribeira/Pref. Olinda
Carros circulam livremente pela cidade. Foto: Jan Ribeira/Pref. Olinda

O trânsito começa a voltar ao normal nos polos de folia de Olinda. Desde o meio-dia desta Quarta-Feira de Cinzas (05) os bloqueios instalados pela Prefeitura começaram a ser retirados. Apenas os bloqueios nos acessos ao Sítio Histórico permaneceram até às 16h.

Para garantir mais conforto e segurança para os visitantes e assegurar o espaço livre para as agremiações, 300 profissionais trabalharam auxiliando o trânsito durante os dias de Carnaval. Esse ano, dentre fixos e móveis, 42 bloqueios foram instalados em diversos pontos da cidade.

#CarnavaldeOlinda em 2014 foi uma festa de paz

Em 2014 os festejos de Momo na cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, Olinda, recebeu 2,7 milhões de foliões. De acordo com o levantamento da Prefeitura de Olinda, foram injetados mais de R$ 150 milhões na economia do nosso município. A ocupação hoteleira foi de 98% nos hotéis e pousadas durante o período carnavalesco.

Outro ponto positivo foi a segurança. Em Olinda houve uma redução significativa da violência na cidade e nenhum óbito foi registrado durante o Carnaval.

Cerca de 500 agremiações e 196 atrações de palco animaram a festa. Nosso polo infantil, que funcionou na praça do Carmo, cadastrou 15 mil foliões mirins. Foram realizadas oficinas de dança, contação de histórias, shows, brincadeiras de roda, desfiles de agremiações e bonecos gigantes. Entre os principais focos de animação de “chão” estão as ruas São Bento, Prudente de Morais, 27 de Janeiro, Amparo, 13 de Maio, Bonfim, Bernardo Vieira de Melo e Av. Liberdade.

Entre os dados de destaque:

  • Nenhum óbito foi registrado pelas unidades de pronto atendimento da cidade.
  • Nenhum dano foi registrado contra o patrimônio histórico de Olinda.
  • 500 agremiações nas ruas.
  • 196 atrações de palco nos 11 polos da cidade.
  • 610 documentos perdidos.
  • 3.837 atendimentos de saúde.
  • Mais de 160 mil preservativos distribuídos.
  • A faixa etária que predomina no Carnaval é entre 26 a 35 anos.
  • 460 toneladas de lixo recolhidas e a coleta seletiva recolheu 32.250 quilos de material reciclável.
  • 300 mil litros de água utilizados para a limpeza da cidade.
  • 100 pessoas/dia atendidas nos camarotes da acessibilidade no polo Fortim e praça do Carmo.
  • 22 boletins de ocorrência de trânsito, entre eles 02 acidentes, nenhum com vítima fatal.
  • Troca de garrafas de 2.187 garrafas de vidro por vasilhames de plástico em diversos pontos da cidade.

Leia mais

A quarta-feira de cinzas ainda tem muito carnaval para o folião

O tradicional Bacalhau do Batata, junto com o Munguzá de Zuza Miranda, abrem a quarta-feira de cinzas em Olinda. Foto: Marcelo Soares/Pref.Olinda
O tradicional Bacalhau do Batata, junto com o Munguzá de Zuza Miranda, abrem a quarta-feira de cinzas em Olinda. Foto: Marcelo Soares/Pref.Olinda

O Munguzá de Zuza Miranda e o Bacalhau do Batata (foto) são as grandes atrações desta Quarta-Feira de Cinzas. Venha se despedir do Carnaval de Olinda.

Hoje (5) ainda temos: o Bloco da Guarda Municipal de Olinda, A Jaula, Cabeça de Galo, Garoto do Bonsucesso, Olinda ! Essa é minha cidade, Coveirinhos na Folia, Bloco Carnavalesco Anárquico Quem For Corno Me Acompanhe, Garoto do Mangue. Temos ainda o encontro de Afoxés Ganga Zumba e o encontro de Bois.

Acompanhe ao vivo o Carnaval mais democrático do mundo, pelo Instagram da Prefeitura de #Olinda: http://instagram.com/Pref_Olinda, no nosso Facebook: https://www.facebook.com/prefeituradeolinda, ou aqui no Site Oficial do Carnaval de Olinda.

Documentos perdidos podem estar na Guarda Municipal de Olinda

Documentos perdidos podem ser recuperados na sede da Guarda
Documentos perdidos podem ser recuperados na sede da Guarda

Perdeu os documentos durante a folia em Olinda? A Guarda Municipal continua disponibilizando o serviço de Perdidos e Achados. A Prefeitura realiza o serviço com funcionamento 24h durante o carnaval. O atendimento é disponibilizado pela Guarda Municipal, localizada na Rua Duarte Coelho, 278, bairro de Santa Tereza.

Antes de se dirigir à Guarda, você pode ainda consultar pela internet ou por telefone se seu nome consta numa lista de documentos encontrados. A consulta está disponível no endereço eletrônico: http://carnaval.olinda.pe.gov.br/documentos-perdidos ou nos fones (81) 3429.2947/ 3305.1153.

Durante os quatro dias de carnaval, o serviço funciona 24h e, até às 15h da Quarta-Feira de Cinzas. Nos demais dias, o cidadão poderá utilizar o serviço, de segunda a sexta, das 8h às 17h.