jQuery(document).ready(function($){$('#aside .widget-archive > ul').addClass('fancy');});

A Escola Aberta entra em ritmo de folia com o Bloco da Paz

A Secretaria de Educação, por meio do Programa Escola Aberta, desfilará na próxima quarta–feira (02/03) pelas ruas do Sitio Histórico com o Bloco da Paz. A concentração começa a partir das 14h na Praça do Carmo. Este ano, o bloco traz como tema principal do desfile ‘’Olinda, Cidade Educadora construindo uma Cultura de Paz”.

Cerca de três mil crianças e jovens das Escolas Municipais, em parceria com suas comunidades, participarão deste evento destacando a importância da Cultura de Paz  não só durante o carnaval, mas por todo o ano.

De acordo com a organização, o Bloco desfilará com cinco alas que, no compasso do frevo, terão o objetivo de despertar para a seriedade do tema.

A primeira ala terá como temática “Olinda: Cidade Educadora, Construindo uma Cultura de Paz” com uma grande pomba branca em destaque, confeccionada por alunos e oficineiros do programa, que abrirá caminhos para todo o desfile. Ainda nesta ala, teremos uma faixa com o destaque: Olinda, cidade do frevo: Brinque em Paz!

Na segunda ala, “Paz sem Voz não é paz: É medo!” os alunos estarão desfilando com fitas isolantes na boca, sob forma de protesto frente ao silêncio diante das injustiças sociais. Além disso, a ala tem o sentido de levar a reflexão de que a voz é um grande instrumento de revelação e resolução dessas desigualdades.

Já a terceira ala, “A Paz é alcançada com diálogo, solidariedade e participação” contará com alunos vestidos de branco e segurando cartazes que denunciam o combate a toda violência enfrentada e a necessidade da participação de todos. Vale salientar, que as escolas estarão nesta ala com representações de alguns pacifistas como Gandhi, Mandela, Madre Tereza de Calcutá, Dom Helder Câmara e Mater Luther King.

A quarta ala traz uma frase de Mahatma Gandhi: “Não existe um caminho para a Paz, a Paz é o caminho”. Ela contará com a maioria dos alunos que farão uma demonstração de toda diversidade cultural tocando frevo, maracatu e tantos outros ritmos que fazem parte da nossa cultura.

A quinta e última ala “Cultura da Paz: Responsabilidade de todos” tem o objetivo de despertar a construção de uma cultura da Paz que é responsabilidade de toda a população. Entidades, secretarias, o Projovem e demais parceiros entram no embalo da folia demonstrando o compromisso de todos.