Casa da Devassa é interditada nesta terça-feira, em Olinda

Casarão foi interditado pelo Controle Urbano a partir de um laudo da Defesa Civil. - Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda
Casarão foi interditado pelo Controle Urbano a partir de um laudo da Defesa Civil. – Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

A Prefeitura de Olinda interditou, na manhã desta terça-feira (05), o casarão de número 26, localizado na Rua de São Francisco, bairro do Carmo. No local, durante os dias de carnaval, funcionaria a Casa da Devassa onde ocorreriam shows com artistas locais e nacionais. Um laudo da Defesa Civil do Município recomendava a interdição total e imediata do imóvel.

Durante a vistoria, foi constatada a existência de rachaduras por todo o casarão, fiação e vigas expostas, banheiros impróprios para o uso, janelas quebradas e falta de reboco em algumas paredes. “Eles não atenderam as exigências necessárias para a realização de um evento no Sítio Histórico, durante o carnaval. O prédio está em ruínas e não apresenta segurança alguma”, disse o secretário de Planejamento e Controle Urbano, Estevão Britto.

Participaram da interdição agentes das secretarias de Planejamento e Controle Urbano, Patrimônio e Cultura, Assuntos Jurídicos, Guarda Municipal e CIATur. A Defesa Civil de Olinda já havia feito uma visita ao local, na última sexta-feira (01), e apresentaram um laudo técnico. No texto, o alerta para a interdição total do imóvel.

“Diante do exposto, o imóvel em tela não apresenta condições de utilização, mesmo nas áreas externas, pois as condições do prédio são impeditivas para utilização de outras áreas contíguas e/ou adjacentes. Portanto, recomenda-se a INTERDIÇÃO TOTAL do imóvel até o cumprimento de todas as exigências definidas no presente relatório”, diz a conclusão do texto.

Casarão apresenta risco nas áreas internas e externas. Rachaduras e janelas quebradas são visíveis, mesmo na fachada. - Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda
Casarão apresenta risco nas áreas internas e externas. Rachaduras e janelas quebradas são visíveis, mesmo na fachada. – Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

ORIENTAÇÃO – A Prefeitura de Olinda orienta que antes de comprar o ingresso para casas e camarotes no Carnaval 2013, o folião se informe pelo telefone 3305.1142 para saber se o evento foi autorizado pela equipe de fiscalização preventiva. A comissão é formada por representantes das secretarias de Patrimônio e Cultura, Controle Urbano, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Ciatur, Crea, Iphan e Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

A ação visa evitar que os foliões participem de eventos em que a segurança esteja comprometida. Semana passada, 11 imóveis passaram por vistoria. A população também pode colaborar com a equipe de fiscalização com denúncias sobre irregularidades.

Confira, abaixo, o laudo completo da Defesa Civil de Olinda sobre o estado do casarão na Rua de São Francisco: