jQuery(document).ready(function($){$('#aside .widget-archive > ul').addClass('fancy');});

Ceroula prepara grande festa para comemorar seus 50 carnavais

Ceroula 50 anos / Foto: Divulgação
Ceroula 50 anos / Foto: Divulgação

Neste domingo (29), a Ceroula, tradicional troça do carnaval de Olinda, realiza uma grande festa para comemorar seu meio século de vida. Vai ter muito frevo, samba e pagode, a partir das 14h, para animar foliões que forem até o Pátio do Mosteiro de São Bento. Durante a Folia de Momo, a agremiação desfila no sábado e na terça-feira gorda.

Cinquenta anos é uma data muito especial. Por isso, desde outubro do ano passado, a diretoria da Ceroula vem organizando as comemorações do seu aniversário e, durante todo o mês de janeiro, prévias nas ladeiras de Olinda. “A expectativa para a festa deste domingo é a melhor possível e as homenagens que temos recebido pelos 50 anos da troça tem nos deixado muito contentes”, afirma o presidente da Ceroula, Marcos Sales.

Ele comenta que entre as novidades para o carnaval deste ano está a camisa alusiva ao cinquentenário e o novo estandarte que já será apresentado este final de semana. “Não queremos adiantar muita coisa para não estragar as surpresas que estamos preparando para os foliões”, diz Marco Sales.

A festa deste domingo tem como atrações o cantor Almir Rouche e os grupos Patusco e Bom Gosto. No final de semana seguinte, a Ceroula faz uma pausa e retorna no dia 12 de fevereiro para o desfile das Virgens do Bairro Novo que, este ano, homenageia a troça.

HISTÓRIA – a Ceroula surgiu no ano de 1962 por seis amigos – entre eles Antônio Sales, o Cabela – que desfilavam no Elefante e na Pitombeira dos Quatro Cantos, no domingo, segunda e terça-feira de carnaval. Sobrava o sábado de Zé Pereira que precisava ser preenchido com alguma brincadeira. Foi criada, então, a Ceroula.

Outra data redonda para a agremiação são os 25 anos da primeira participação feminina na troça. Formado essencialmente por homens, somente no carnaval de 1987, a Ceroula permitiu que as mulheres participassem da festa. De lá para cá, uma vez a cada cinco anos, mães, esposas, filhas e amigas participam da brincadeira juntamente aos seus maridos, filhos e irmãos.

Serviço:

Festa de 50 anos da Ceroula
14h – Pátio do Mosteiro de São Bento – Varadouro
R$ 40

Veja mais