Cidade Patrimônio homenageia mulheres que criam e recriam o seu Carnaval

Foto: Alice Mafra / Prefeitura de Olinda

 

Na manhã desta quinta-feira, na Praça Monsenhor Fabrício, que fica em frente à sede da Prefeitura de Olinda, foram anunciadas as homenageadas do Carnaval 2018. Com muita festa e música, a passista Adriana do Frevo e a carnavalesca Zeu das Olindas (In memoriam) foram escolhidas democraticamente pela população. Durante a cerimônia de divulgação o prefeito Professor Lupércio, o vice-prefeito Márcio Botelho e o secretário de Patrimônio e Cultura, Gilberto Sobral, enalteceram a importância das vencedoras para manutenção das raízes culturais do Estado.

Resistência marca a história das duas. Zeu, que faleceu em novembro do ano passado, tem uma história marcante com as festividades de Momo. Mãe de santo e uma das pessoas mais atuantes no Carnaval da cidade, ela foi à primeira porta estandarte e fundadora da Escola Preto Velho, além ter idealizado o Encontro de Bonecos Gigantes e dos Bonecos Mirins. Quem recebeu a homenagem foi a filha dela, Tânia Maria, que segue o seu legado. “Hoje eu sou a felicidade em pessoa. Minha mãe respirou carnaval a vida toda, nada mais justo que essa homenagem. “Se estivesse aqui, ela estaria vibrando”, comentou.

Já Adriana do Frevo atua no município há 30 anos. Natural de Olinda, nascida como Adriana Lima adotou como sobrenome o ritmo musical que retrata sua paixão. Fundadora do grupo Cia Brasil por Dança, desenvolve um trabalho voluntário ensinando frevo para crianças, jovens e adultos do Clube Vassourinhas de Olinda. A bailarina viajou para vários países com a missão de divulgar o ritmo, participando de concursos e incentivando a propagação da nossa cultura através da dança. “Meu coração é só gratidão pelo reconhecimento, nós passistas poucas vezes somos valorizados, essa oportunidade e essa premiação de hoje geram muita emoção”, explicou.

Para a gestão, a sensação é de dever cumprido. “A gente se sente honrado, são pessoas que fizeram e fazem a diferença para nossa cidade”, comenta o prefeito Professor Lupércio.

Uma orquestra de frevo e a participação de dançarinos da companhia garantiram o brilhantismo da homenagem, que continuará à noite com um grande cortejo. A concentração será no Clube Vassourinhas de Olinda, na Rua Nossa Senhora do Guadalupe, 15 – Amparo, e o público percorrerá as ruas do Sítio Histórico.

Enable Notifications OK No thanks