Continente africano será o mote da cenografia do Carnaval 2011

Cenografia do Carnaval de Olinda 2011. Foto: Passarinho/Pref.Olinda
Artesã trabalha em peça da cenografia do carnaval 2011. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

África mãe da terra, coração do planeta é o tema do Carnaval de Olinda 2011, conforme foi divulgado em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (17/02), no Cine Olinda. A cenografia leva a assinatura do artista plástico Fernando Augusto, figura já tradicional do maior Carnaval de rua do mundo.

Mais de cem peças de até 4,70 metros levará o folião a um passeio pelas origens da humanidade. Bonecos representando diferentes etnias, totens, máscaras, marionetes tradicionais africanas e animais da fauna local, como galinha d´Angola, leopardo e macaco, estarão distribuídos por 44 palcos no Sítio Histórico de Olinda.

Figuras elegantes, longilíneas, cheias de movimento e monolíticas (esculpidas em uma só peça) ganham vida nas cores marrom, ocre e vermelho queimado. Tudo fruto de pesquisa desenvolvida pelo artista, envolvendo dezenas de livros e ainda duas visitas ao continente. “Nós latinos temos uma dívida com a África, de onde herdamos nossas matrizes sociais, nossa cultura e hábitos”, comenta Fernando Augusto.

Enable Notifications OK No thanks