Site Oficial do Carnaval de Olinda

Corrida dos Bonecos Gigantes – Esclarecimento

Entrega da medalha ao vencedor da categoria Mascote de Time de Futebol pelo prefeito Renildo Calheiros.

Sobre a já tradicional Corrida dos Bonecos Gigantes, que ocorreu neste sábado (22), o secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Lucilo Varejão, esclarece a população o procedimento correto de pagamento de qualquer atividade de natureza pública, como no caso da corrida.

“A nenhuma atividade de natureza pública é permitido o pagamento com antecedência. O procedimento correto é o de se fazer o empenho e pagar no dia útil posterior. Essa corrida sempre é contratada pela Liga dos Bonecos Gigantes de Olinda. É a Liga que contrata quem vai correr com os bonecos e é a Liga que faz o pagamento. Na sexta-feira (21), tudo foi acordado com a Liga e inclusive o empenho já havia sido feito. Sendo assim o pagamento já seria feito à Liga na segunda-feira, dia útil posterior ao empenho. Porém, para que ela possa fazer o pagamento aos bonequeiros é preciso fazer um recibo de cada um, onde é descontado INSS e ISS, o que neste ano não foi aceito pelos corredores, que queriam o pagamento adiantado, o que não pode ser feito, já que seria uma atividade ilegal”, informou.

Centenas de pessoas estiveram presentes na concentração e em frente ao palácio para a chegada dos competidores. O corredor que é mascote do Santa Cruz Futebol Clube, Romário Santos, foi o vencedor da Corrida dos Bonecos na categoria mascote de times de futebol. O prefeito Renildo Calheiros recebeu o corredor na sede da Prefeitura e entregou a medalha no início da tarde deste sábado.

Infelizmente não foi possível acontecer a corrida das categorias Peso Leve e Peso Pesado com os bonecos maiores, por que, pela primeira vez na história dos carnavais de Olinda, os bonequeiros fizeram greve e decidiram não competir, mesmo sem a Prefeitura dever nada de pagamentos à liga dos bonecos ou aos profissionais que os carregam.

Informamos ainda que sobre esse assunto, não iremos permitir que haja críticas infundadas à atual gestão, pois nforma que não irá, pois os problemas em relação à desistência não partiram da Prefeitura, a qual honrou todos os compromissos financeiros, taxativamente atendendo às exigências legais. Dessa forma, se valerá dos seus direitos jurídicos e preservará a imagem do Poder Executivo com o devido amparo legal.