Site Oficial do Carnaval de Olinda

Corrida dos Bonecos Gigantes – Esclarecimento

Entrega da medalha ao vencedor da categoria Mascote de Time de Futebol pelo prefeito Renildo Calheiros.
Entrega da medalha ao vencedor da categoria Mascote de Time de Futebol pelo prefeito Renildo Calheiros.

Sobre a já tradicional Corrida dos Bonecos Gigantes, que ocorreu neste sábado (22), o secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Lucilo Varejão, esclarece a população o procedimento correto de pagamento de qualquer atividade de natureza pública, como no caso da corrida.

“A nenhuma atividade de natureza pública é permitido o pagamento com antecedência. O procedimento correto é o de se fazer o empenho e pagar no dia útil posterior. Essa corrida sempre é contratada pela Liga dos Bonecos Gigantes de Olinda. É a Liga que contrata quem vai correr com os bonecos e é a Liga que faz o pagamento. Na sexta-feira (21), tudo foi acordado com a Liga e inclusive o empenho já havia sido feito. Sendo assim o pagamento já seria feito à Liga na segunda-feira, dia útil posterior ao empenho. Porém, para que ela possa fazer o pagamento aos bonequeiros é preciso fazer um recibo de cada um, onde é descontado INSS e ISS, o que neste ano não foi aceito pelos corredores, que queriam o pagamento adiantado, o que não pode ser feito, já que seria uma atividade ilegal”, informou.

Centenas de pessoas estiveram presentes na concentração e em frente ao palácio para a chegada dos competidores. O corredor que é mascote do Santa Cruz Futebol Clube, Romário Santos, foi o vencedor da Corrida dos Bonecos na categoria mascote de times de futebol. O prefeito Renildo Calheiros recebeu o corredor na sede da Prefeitura e entregou a medalha no início da tarde deste sábado.

Infelizmente não foi possível acontecer a corrida das categorias Peso Leve e Peso Pesado com os bonecos maiores, por que, pela primeira vez na história dos carnavais de Olinda, os bonequeiros fizeram greve e decidiram não competir, mesmo sem a Prefeitura dever nada de pagamentos à liga dos bonecos ou aos profissionais que os carregam.

Informamos ainda que sobre esse assunto, não iremos permitir que haja críticas infundadas à atual gestão, pois nforma que não irá, pois os problemas em relação à desistência não partiram da Prefeitura, a qual honrou todos os compromissos financeiros, taxativamente atendendo às exigências legais. Dessa forma, se valerá dos seus direitos jurídicos e preservará a imagem do Poder Executivo com o devido amparo legal.

Deixe uma resposta

Fechar Menu