Olinda adota medidas pontuais para reforçar a segurança nas prévias carnavalescas

Guardas municipais irão atuar no monitoramento das câmeras/Foto: Daniel Ferreira|Secom Olinda

 

Como medida de reforçar a segurança no Sítio Histórico de Olinda para as prévias carnavalescas, a partir deste final de semana, a Prefeitura de Olinda anunciou nesta quarta-feira (25), um pacote de ações pontuais para reforçar a segurança dos foliões que irão curtir os festivos.

Como primeira medida adotada, a Secretaria de Segurança Urbana do município ativou a Central de Monitoramento Móvel acoplada no micro-ônibus da Guarda Municipal da cidade. O veículo é uma das principais ações adotadas pela nova equipe da secretaria, que está empenhada em implantar novas políticas públicas de segurança na cidade. O equipamento foi lançado pelo prefeito Professor Lupércio, juntamente com a cúpula da equipe de segurança pública do município, durante evento que ocorreu no Palácio dos Governadores, sede da gestão municipal, no bairro do Varadouro. Não apenas para as prévias, além dos quatro dias de Carnaval, o dispositivo móvel também ficará disponível para eventos populares e festividades que concentrem um grande número de pessoas em via pública.

O micro-ônibus prevê um maior alcance de monitoramento das ruas e ladeiras do Sítio Histórico com recursos disponíveis no veículo. O dispositivo é equipado com cinco (5) câmeras de videomonitoramento externa, sendo uma em cada extremidade, além de outra elevada em mastro, e duas (2) câmeras internas; um sistema de gravação de imagens e quatro (4) monitores.  Além das câmeras de videomonitoramento do micro-ônibus, a Secretaria de Segurança Urbana irá reforçar o monitoramento do Sítio Histórico com o remanejamento de outras 20 câmeras da Secretaria de Serviços Públicos do município em uma parceria celebrada pelas duas pastas. Estes equipamentos são da fiscalização de limpeza urbana das vias públicas. Todas as imagens captadas pelos dispositivos serão compartilhadas em tempo real para a Central de Monitoramento Móvel (micro-ônibus), além da Plataforma de Observação Elevada (POE) da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), que também fará o monitoramento das ruas e ladeiras do Sítio Histórico.

OUTRAS AÇÕES – Após o lançamento da Central de Monitoramento Móvel, o prefeito Professor Lupércio recebeu em uma reunião, representantes de diferentes forças de segurança para discutir estratégias no sentido de reforçar a segurança para as prévias carnavalescas, a partir deste final de semana. Representantes da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Poder Judiciário, Corpo de Bombeiros (CB) e Conselho Tutelar estiveram presentes no Palácio dos Governadores. No encontro foram deliberadas outras três medidas de reforço na segurança a serem executadas a partir do próximo domingo (29).

A primeira medida é o reforço no efetivo de policiais militares lotados da Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur) que farão a segurança nas ruas e ladeiras do Sítio Histórico. Segundo a PM, a previsão é que 130 homens estarão à disposição, além do efetivo de regime ordinário empregado pela CIATur. O acréscimo de PMs nas ruas foi um pedido da Secretaria de Segurança Urbana feito a corporação. Além disso, uma ação conjunta entre a Polícia Militar, agentes de trânsito do município e homens da Guarda Municipal, fará com que os principais acessos do Sítio Histórico estejam bloqueados para o fluxo de veículos, além de abordagens a pedestres que apresentem atitude suspeita. O trabalho começa a partir do próximo domingo (29), das 15h às 23h.

Por fim, como medida de melhor disciplinar o comércio ambulante na Cidade Alta durante as prévias carnavalescas, a Secretaria Executiva de Controle Urbano vai intensificar a fiscalização dos trabalhadores informais com o reforço no efetivo de agentes de controle. No próximo domingo (29), serão 50 homens, sendo dez da fiscalização e 40 no setor de apreensão. O efetivo vai atuar no período das 8h às 23h, para coibir a venda irregular de bebidas em garrafas de vidro. Além disso, também será fiscalizado o horário de permissão para comércio informal na Cidade Alta que vai das 14h às 22h. Até o momento já foram cadastrados pelo município um total de 320 ambulantes, devidamente identificados com crachás. A equipe de Controle Urbano também irá fiscalizar bares e restaurantes no Sítio Histórico.

Enable Notifications OK No thanks