Olinda conta com esquema especial de saúde para atender foliões durante Carnaval

Algumas ambulâncias do SAMU estarão colocadas em pontos estratégicos para facilitar o deslocamento no atendimento de urgências

Posto avançado está montado na Policlínica Barros Barreto. Foto: Weverton Mello/ Prefeitura de Olinda

A Secretaria de Saúde de Olinda está com esquema especial montado para garantir a assistência de urgência e ações de prevenção e promoção à saúde dos foliões durante os quatro dias de Carnaval na cidade. Em parceria com o Hospital do Tricentenário, um posto avançado foi montado na Policlínica Barros Barreto, no bairro Carmo, que funcionará das 7h do sábado (25) até às 7h da quarta-feira (01/03).

O Posto de Atendimento também será o local de concentração da Diretoria de Vigilância em Saúde, que agregará os serviços de promoção e prevenção. São as coordenações das equipes da Vigilância Sanitária, IST/AIDS, Epidemiologia e do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (Cevao), que vão monitorar as equipes que estarão trabalhando nos focos da folia.

O secretário de Saúde de Olinda, Eud Johnson, avalia que o posto de atendimento na Policlínica vai tornar mais rápida a assistência ao folião. “Além do serviço que funcionará 24 horas do sábado até às 7h da quarta-feira, duas ambulâncias do Hospital do Tricentenário, uma básica e outra do tipo UTI, estarão na Policlínica Barros Barreto para transporte de pacientes”, explicou. O gestor adianta ainda que durante os dias de folia a unidade terá também uma equipe de técnicos que realizará Testagem Rápida de HIV, das 12 às 18h.

A Vigilância Sanitária, que nas prévias capacitou os ambulantes e fiscalizou o comércio formal e informal da cidade, estará em atividade durante todo o Carnaval. Três barreiras sanitárias (Bairro Novo, Varadouro e Bonsucesso) serão montadas às 4h da madrugada para inspecionar a entrada dos alimentos que serão comercializados em bares, lanchonetes e meios de hospedagens.

Pela primeira vez, uma equipe do Cevao estará trabalhando no controle do Aedes Aegypti com a identificação e eliminação de criatórios. Os agentes também vão supervisionar e aplicar raticida em lugares estratégicos, controlar a qualidade da água para consumo humano e fiscalizar o programa de descarte de resíduos.

A Coordenação da Epidemiologia irá monitorar as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) e Doenças Diarreicas Agudas (DDA); bem como realizar bloqueio vacinal de possíveis surtos de doenças infecciosas, além de notificar doenças.

Já a Coordenação das IST/AIDS estará com agentes educativos em atividades de promoção à saúde distribuindo preservativos e incentivando a cultura de paz junto aos foliões, bem como orientando sobre a realização do teste rápido de HIV.  A equipe recebeu cerca de 600 mil preservativos para serem distribuídos durante os quatro dias de Carnaval.

SAMU-192 – O Serviço Médico de Urgência (SAMU), regulado pela Base Metropolitana/Recife, vai disponibilizar viaturas da Base Olinda em pontos estratégicos para agilizar o atendimento ao folião em casos de emergência. A festa também vai contar com a nova unidade de UTI móvel enviada pelo Ministério da Saúde para o SAMU de Olinda. Confira abaixo os pontos que vão contar com as ambulâncias do SAMU e os endereços das unidades de saúde:

Alto da Sé: das 7h às 18h, de 25 à 28/2;

Polo Salgadinho: das 17h às 22h, 25/02;

Prefeitura (rua General Meira Vasconcelos): 25/02

Bonsucesso (em frente ao Homem da Meia Noite): das 7h às 16h, 26 à 26/2;

Polo Rio Doce/Vila Olímpica: das 17h às 22h, 25 e 26/02;

Bonsucesso/Largo do Amparo: 24 hora, 25/02

Prefeitura: 24 horas, de 26 a 28/02;

Carmo (Praça Maxambomba): 24 horas, 25 à 28/02.

 

SERVIÇOS 24H:

Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Adulto e Infantil

Endereço: Rua Oscar Carneiro, s/n – Peixinhos

Fone: 3305-6315 / 3426-4662

 

Hospital Tricentenário

Endereço: Rua Farias Neves Sobrinho, 232 – Bairro Novo

Fone: 3429-2964 / 3429-2622

UPA – Olinda

Endereço: Rodovia PE 15 – KM 02 – Cidade Tabajara.

Fone: 3184-4310

Enable Notifications OK No thanks