Olinda realiza Noite Para os Tambores Silenciosos

Noite para os Tambores Silenciosos - Carnaval 2011
Noite para os Tambores Silenciosos - Carnaval 2011 / Foto: Laila Santana/Pref.Olinda

Nesta segunda-feira, dia 13 de fevereiro, o Sítio Histórico de Olinda será palco de um espetáculo misto de carnaval e religião. A tradicional Noite Para os Tambores Silenciosos de Olinda acontece pelo oitavo ano na cidade e tem como objetivo o resgate da cultura religiosa dos maracatus. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Olinda, o Governo de Pernambuco, a Associação dos Maracatus e o Grupo Cultural Maracatudo Camaleão.

Neste ano, o ritual contará com a participação de 10 maracatus. Os grupos se concentrarão a partir das 20h nos Quatro Cantos e seguirão em cortejo até o Largo do Rosário, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Durante o percurso, cânticos, tambores e danças afro-brasileiras.

À meia-noite, uma onda de silêncio tomará conta das ladeiras. Neste momento, os maracatus pedem proteção aos seus ancestrais para o carnaval. O mestre Afondo do Maracatu Leão Coroado, o mais antigo de Olinda, vai conduzir a celebração.

HISTÓRIA
Durante a escravidão, as Igrejas de Nossa Senhora do Rosário de todo o Brasil foram os únicos espaços reconhecido institucionalmente como dos negros e eram nelas que os escravos formalmente se expressavam. Vieram depois os Maracatus, nascidos em Casas de Matriz Africana e os laços e a mística permaneceram ,mantendo a fé e o respeito por um espaço de expressão.

Portanto, o ritual da Noite Para os Tambores Silenciosos de Olinda acontece na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos como forma de afirmar todos os valores e símbolos agregados em mais de 450 anos de história.