Site Oficial do Carnaval de Olinda

Ópera Bajado sobe no palco daqui a pouco

Apresentação da Ópera Bajado no Festival de Inverno de Garanhuns em 2013. Foto: Renata Pires/Secult/Fundarpe
Apresentação da Ópera Bajado no Festival de Inverno de Garanhuns em 2013. Foto: Renata Pires/Secult/Fundarpe

A Ópera Bajado subirá ao palco na abertura oficial do #CarnavalDeOlinda, nesta noite, a partir das 20h, no Fortim do Queijo. O artista plástico Bajado é um dos homenageados do Carnaval 2014, e tema da cenografia que enfeita a cidade. A Ópera Bajado é um projeto fomentado há dez anos pelo maestro e saxofonista olindense Ivan do Espírito Santo.

O projeto foi elaborado por Ivan surgiu a partir dos 29 quadros do artista expostos no salão nobre da Prefeitura de Olinda, criando assim as 18 músicas que compõem o espetáculo. As músicas contam orquestração de instrumentos de corda, sopro e percussão. São violinos, violas, violoncelos, piano, flautim, flauta, saxofones, trompetes, trombones, tuba, percussões e bateria, executados por trinta músicos egressos da Orquestra Sinfônica do Recife e da orquestra do Grêmio Musical Henrique Dias, de Olinda.

As apresentações da Ópera Bajado ainda contam com animações que retratam as obras de Bajado, interferindo o menos possível na obra do artista, o trabalho de animação consistiu em recortar as figuras e colocá-las em ação a partir de movimentos, de gestos sugeridos pelo próprio desenho do artista. As animações são trabalhadas pelos designers Charles e Luiz Ribeiro. Ivan considera Bajado o principal cronista da vida olindense.

Veja mais

Deixe uma resposta

Fechar Menu