Site Oficial do Carnaval de Olinda

Prefeitura garante a proteção do Patrimônio histórico, arquitetônico e cultural de Olinda

Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda
Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Como nos anos anteriores, a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Patrimônio e Cultura, protege o patrimônio histórico, arquitetônico e cultural da cidade no período carnavalesco. As ações são realizadas através da instalação de tapumes em 35 monumentos, com o objetivo de evitar depredações.

“Neste carnaval, serão 35 monumentos protegidos com tapumes, a fim de evitar a sua degradação. Além do carnaval, é bom lembrar que fazemos fiscalização contínua nesses bens que são tombados, e reforçamos essas ações durante a festa. A colocação dos tapumes visa evitar danos como o da urina, que é corrosiva, assim como ações de pixadores, ou de vândalos que tiram pedaços de parede desses monumentos, por exemplo. A ação é muito positiva. No carnaval do ano passado (2014), por conta dos tapumes, não foi registrado nenhum dano aos monumentos da cidade”, disse o secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Lucilo Varejão.

O Museu de Arte Sacra, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu do Mamulengo, a Igreja da Sé, do Bonfim, do Carmo e do Amparo, são alguns dos monumentos que são protegidos, durante a festa de Momo, na cidade. Numa parceria com a Ambev, a Prefeitura irá colocar os tapumes para a proteção dos monumentos e a cervejaria patrocinadora do Carnaval na cidade fará a colagem de adesivos com mapas para a localização de banheiros, ambulâncias, Estatuto do Folião, entre outras informações.

Deixe uma resposta

Fechar Menu