jQuery(document).ready(function($){$('#aside .widget-archive > ul').addClass('fancy');});

Prefeitura realiza ações para manter Sítio Histórico organizado durante as prévias

Reunião de monitoramento realizada na última terça-feira (21) com a participação da CIATur/Polícia Militar, Polícia Civil, além de secretarias municipais.
Reunião de monitoramento realizada na última terça-feira (21) com a participação da CIATur/Polícia Militar, Polícia Civil, além de secretarias municipais.

Com a temporada de prévias carnavalescas aberta em Olinda, semanalmente a prefeitura municipal faz reunião de balanço do fim de semana na Cidade Alta e planeja as operações de apoio para o domingo seguinte.

No último fim de semana no Sítio Histórico, a Polícia Militar trabalhou na Cidade Alta com o efetivo de 160 policias e a Guarda Municipal contou com 40 pessoas. Ainda na operação do domingo, a Vigilância Sanitária municipal fez um trabalho junto com o Controle Urbano para inspecionar ambulantes e fazer orientações sobre manipulação de alimentos. Foram feitas 190 inspeções.

A Secretaria de Saúde disponibilizou uma ambulância do SAMU, que ficou de plantão na praça do Carmo. Domingo foram feitos dez atendimentos. Houve também o trabalho do Controle Urbano que fez a troca de garrafas de vidro por vasilhames plásticos.

Sobre o número de ocorrências registrados pela CIATur/Polícia Militar e Guarda Municipal de Olinda, foram recolhidas 198 pessoas, entre adolescentes e adultos. Os menores por uso de bebida e entorpecente e os adultos por estarem promovendo arruaça.

A organização do trânsito ficou a cargo de 40 agentes, que trabalhou de forma a orientar os condutores e evitar a ocorrência de problemas. Para isso, foram bloqueados cinco pontos de acesso ao Sítio Histórico. São eles: Av. Sigismundo Gonçalves, em frente à agência dos Correios, no sentido Cidade Alta; na entrada da Praça do Carmo, antes da faculdade FOCCA; Rua Saldanha Marinho com a Ladeira da Misericórdia, em frente à Academia Santa Gertrudes; Rua Bispo Coutinho com a São Francisco; e Rua 27 de Janeiro. A operação será repetida no próximo final de semana.

Bloqueios foram montados em seis pontos diferentes e 40 agentes de trânsito foram escalados. Foto: Secretaria de Trânsito e Transportes
Bloqueios foram montados em seis pontos diferentes e 40 agentes de trânsito foram escalados. Foto: Secretaria de Trânsito e Transportes

Para facilitar o trabalho dos agentes, o Diretor de Trânsito de Olinda, Gerlan Nunes, recomenda aos moradores do Sítio Histórico que mantenham nos veículos um comprovante de residência para apresentar nos pontos de bloqueio. Como opções de estacionamento para os foliões, Gerlan Nunes recomenda o estacionamento dos Correios, da Praça do Fortim do Queijo e o Sítio de Seu Reis.

Para o próximo fim de semana, PM e Guarda Municipal repetem seus efetivos. Secretaria de Saúde mantém o trabalho da Vigilância Sanitária e a ambulância do SAMU no Carmo. Os esquemas de bloqueio, montado pela Secretaria de Trânsito e Transporte, e de substituição de garrafas de vidro, a cargo da Secretaria de Controle Urbano, também serão mantidos.