Todas as culturas se encontram na abertura do Carnaval de Olinda

Alceu Valença seguiu a tradição de abrir o Carnaval de Olinda. Foto: Arquimedes Santos/PMO

O folião foi o grande protagonista, em Olinda, na abertura do Carnaval na Terra de Gigantes. Milhares de pessoas foram tomadas pela alegria, na noite desta quinta-feira (8), na tradicional Praça do Carmo. Uma mistura de ritmos e manifestações culturais demonstrou a pluralidade da festa, capaz de reunir pessoas de todas as partes do mundo. O prefeito Professor Lupércio foi quem deu a largada para a grande brincadeira, regida por um clima de paz, cooperação e muita criatividade. O frevo no pé agora irradia e segue energizando não apenas as centenárias ladeiras, mas cada canto da cidade.

Começou o maior show da terra. É Carnaval em Olinda. No palco principal, polo que rende homenagens ao músico Tito Lívio, as apresentações começaram com cortejos de blocos e nações de maracatus. No meio da multidão, o público interagiu com os passistas e caboclos, numa explosão de cores. “Estamos dando início a uma festa do povo e para o povo, valorizando a nossa gente, que espera o ano inteiro por esse momento de tanta alegria. Tenho certeza de que teremos um Carnaval tranquilo e que vai deixar saudades”, declarou o Professor Lupércio, que puxou a contagem regressiva, ao lado do vice-prefeito, Márcio Botelho, e do governador do Estado, Paulo Câmara. O momento foi abrilhantado por um belo espetáculo de fogos de artifício.

A homenageada do Carnaval deste ano, Adriana do Frevo, também comandou o pontapé inicial da folia. Junto a ela, as agremiações que remontam a história de Olinda e não poderiam ficar de fora. Foi assim com o Homem da Meia-Noite, o Menino da Tarde e a Mulher do Dia. A emoção tomou conta e o público entoou junto os hinos do Elefante e Vassourinhas. De acordo com o secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Gilberto Sobral, a cidade está pronta para um Reinado de Momo inesquecível. “Teremos 12 polos descentralizados, com o folião tendo a chance de se divertir ainda mais perto de casa. Ao todo, serão cerca de 250 atrações artísticas e 1.500 blocos para não deixar ninguém parado”, reforçou.

A dona de casa Sônia Cavalcante, 47, veio com o marido e o filho Mateus, de cinco anos. Segundo ela, a abertura do Carnaval em Olinda já faz parte da tradição da família. “Venho todos os anos participar e sempre me divirto muito. Agora vou descer e subir ladeiras até a quarta-feira de cinzas”, brincou. O músico Rogério Rangel, autor da canção tema deste ano, Terra de Gigantes, animou o público com títulos conhecidos. Quando Alceu Valença subiu ao palco, a multidão foi ao delírio, ao som de clássicos como Morena Tropicana e Diabo Louro. O turista gaúcho Eduardo Spenccer, 36, também marcou presença com um grupo de amigos. “É uma festa linda, que vale todo o esforço para estar aqui”, opinou entusiasmado.

EU QUERO É MAIS
Na noite desta sexta-feira (9), a partir das 19h, sobem ao palco no Polo Tito Lívio, na Praça do Carmo, a orquestra Villa lobos, com o maestro Clóvis, a orquestra do Maestro Oséias, e a orquestra Henrique Dias. A programação completa e todas as informações estão disponíveis no site exclusivo do Carnaval de Olinda 2018, no endereço www.carnaval.olinda.pe.gov.br. Tudo também pode ser conferida por meio do aplicativo gratuito para smartphones e tablets, compatível com plataformas Android e iOs.

Enable Notifications OK No thanks