Site Oficial do Carnaval de Olinda

POLOS OFICIAIS

POLO MARCOS AXÉ – (SALGADINHO)
Av. Professor Andrade, 746-795, Salgadinho (Próximo ao Centro de Convenções de Pernambuco) – 18h ÀS 00h

Músico, compositor e produtor musical, Marcos Antônio Alves, conhecido no meio artístico como Marcos Axé, iniciou vida musical dentro dos terreiros de candomblé de Olinda e Recife. Construiu uma carreira sólida atuando em shows, gravações e produções musicais, seguindo passos dentro e fora de Pernambuco. Era integrante da banda do cantor pernambucano Otto. Ele faleceu no final de 2017 aos 39 anos, e há mais de 20 estava na banda do cantor.



POLO ALEXANDRE NOGUEIRA – (PRAÇA DOZE DE MARÇO)

Av. Getúlio Vargas, 150 – Bairro Novo, Olinda – PE (Próximo a Sorveteria Bacana) – SÁBADO A TERÇA, 18h ÀS 00h

Um dos fundadores do Flôr da Lira, junto com Seronildo Guerra, Alexandre Nogueira era professor e carnavalesco. Faleceu em 2016.



POLO MESTRE AFONSO (VARADOURO)

Av. Sigismundo Gonçalves, 77, Varadouro – SÁBADO A TERÇA, 18h ÀS 00h

Afonso Gomes de Aguiar Filho é artesão, babalorixá e presidente do Maracatu Carnavalesco Misto Leão Coroado desde 1997, que é o mais antigo ícone da cultura pernambucana em atividade ininterrupta. Com Mestre Afonso o maracatu já ganhou vários prêmios, inclusive, o de primeiro maracatu de baque virado Patrimônio Vivo de Pernambuco.



POLINHO PASSARINHO

Rua do Passarinho, Passarinho, Olinda – PE (Próximo ao terminal de ônibus) – SEXTA E SÁBADO, 18h ÀS 22h



POLO CARIRI (GUADALUPE)

Praça Conselheiro Miguel Canuto, 104 – Guadalupe, Olinda – PE (Em frente a Igreja do Guadalupe) – SÁBADO A TERÇA, 17h ÀS 22h

A Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense anuncia os primeiros raios de sol do domingo de Carnaval, em Olinda. Desde 1921, uma das agremiações carnavalescas mais tradicionais e antigas da Cidade Alta cumpre seu papel de sair sempre às 4h da manhã, do bairro de Guadalupe, percorrendo as ladeiras. No dia 20 de julho de 2016, o Cariri foi eleito Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco. Todos os anos, a saída da agremiação é marcada pela chegada do Homem da Meia Noite, que termina seu cortejo na sede em Guadalupe.



POLO CHICO SCIENCE (RIO DOCE)

Av. Brasil, 2018 – Rio Doce, Olinda – PE (Vila Olímpica de Rio Doce) – DIAS 12 E 13 – 18h ÀS 00h e 14/02 17h ÀS 22h

Francisco de Assis França Caldas Brandão, mais conhecido como Chico Science, foi um cantor e compositor brasileiro, um dos principais colaboradores do movimento manguebeat em meados da década de 1990.



POLO ERASTO VASCONCELOS – (FORTIM)

Rua do Sol, PE (Praça do Fortim do queijo, em frente a Secretaria de Saúde) – SÁBADO A TERÇA, 18h ÀS 00h

O instrumentista e compositor Erasto Vasconcelos começou a carreira nos anos 60, acompanhando movimentos como a tropicália e o clube da esquina. Tocou ao lado de grandes nomes como Gilberto Gil, Lô Borges e Alceu Valença. Erasto também trilhou um caminho de respeito no showbiz internacional e ainda possuía uma conexão importante com os artistas pernambucanos surgidos nos anos 90, a partir do movimento Manguebeat. Faleceu em 2016 aos 70 anos.



POLO PRETO VELHO – (ALTO DA SÉ)

Rua Bispo Coutinho (Em frente a Igreja da Sé) – SÁBADO A TERÇA, 15h ÀS 20h



POLO TITO LÍVIO – (PRAÇA DO CARMO)

Av. Liberdade (Próximo ao Coreto) – SÁBADO A TERÇA, 17h ÀS 22h

Cantor e compositor pernambucano, Tito Lívio era parceiro e amigo de Lula Cortês e foi gravado por artistas como Elba Ramalho, Alcymar Monteiro e Zeca Baleiro. O músico gravou quatro discos: “Feito pra tocar no rádio”, “Fala”, “Cheiro de Jasmim” e “Galope noturno”. Uma das músicas mais conhecidas de Tito se chama Arreio de Prata, interpretada por Alceu Valença. Ele faleceu no final de 2017.



POLO SELMA DO COCO – (CARMO/CORREIOS)

Av. do Farol (Próximo ao Cartório de Registro Civil de Olinda) – SÁBADO A TERÇA, 18h ÀS 00h

Selma Ferreira da Silva, conhecida como Dona Selma do Coco ou simplesmente Selma do Coco, foi uma cantora e compositora brasileira. Nos anos 90, foi descoberta pelos jovens do movimento Manguebeat. Em 1996, apresentou-se pela primeira vez para um grande público no festival Abril Pro Rock. No ano seguinte, seu coco A Rolinha fez sucesso no carnaval de Recife e Olinda. Selma do Coco era um dos Patrimônios Vivos de Pernambuco, mas faleceu em 2015 aos 79 anos.



POLO INFANTIL – (SÍTIO SEU REIS)

Rua Pedro Rossler – Carmo (Praça do Skate) – SÁBADO A TERÇA, 10h às 16h



POLO AFRO NAÇÃO XAMBÁ

Rua Severina Paraíso Silva, São Benedito (Próximo ao Terminal de Integração do Xambá) – 13 E 14/02, 14h às 22h



OBS:
ALÉM DOS 13 POLOS, TEREMOS O EVENTO CENA PEIXINHOS ACONTECENDO NO DIA 7 DE FEVEREIRO, NO NASCEDOURO DO BAIRRO DE PEIXINHOS, Av. Jardim Brasília, s/nº

Fechar Menu