Ações de segurança, trânsito, saúde e controle urbano mantêm tranquilidade durante as prévias

O boneco John Travolta fez a festa dos foliões pelas ruas de Olinda, no último dia 26 de janeiro. Foto: Anizio Silva/Pref.Olinda
O boneco John Travolta fez a festa dos foliões pelas ruas de Olinda, no último dia 26 de janeiro. Foto: Anizio Silva/Pref.Olinda

Durante as prévias carnavalescas, as ruas do Sìtio Histórico de Olinda são tomadas por milhares de foliões. São olindenses e também pessoas de outros lugares do mundo que vêm para a cidade se divertir. E para garantir que a festa prossiga com tranquilidade, a Prefeitura de Olinda organiza, todo final de semana, um esquema com ações de segurança, trânsito, saúde e controle urbano. Confira abaixo as ações planejadas e saiba como e onde acessar os serviços em caso de necessidade.

Segurança

Atribuição do Governo do Estado, a segurança pública é um item que vem recebendo atenção especial durante as prévias carnavalescas. A parceria entre a Prefeitura de Olinda e a Polícia Militar/Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur), Polícia Civil e Conselho Tutelar vem rendendo resultados significativos.

Para denunciar problemas de segurança no Sítio Histórico, entre em contato com a Central da CIATur pelo telefone (81) 3181.3703. O atendimento é realizado 24 horas por dia.

Este final de semana (8 e 9), a CIATur contará com um reforço de 50 policiais militares no sábado e 200, no domingo. Além disso, a Guarda Municipal também estará com um reforço de 51 agentes, alguns dos quais estarão circulando pelos focos de folia (sem fardamento) para coibir o ato de alguns foliões que costumam urinar nas vias públicas.

Desde 1º de janeiro, os agentes dão andamento à Operação Flanelinha, que protege motoristas da ação de flanelinhas na hora de estacionar em espaços públicos; e uma operação conjunta com o Conselho Tutelar de Olinda para evitar e corrigir infrações de menores de idade.

Trânsito

A circulação de veículos na maior parte do Sítio Histórico fica proibida durante a folia. A Secretaria de Trânsito e Transportes mantém esquema de trânsito. Serão feitos 05 bloqueios na Cidade Alta: Praça do Carmo; Rua Saldanha Marinho com Ladeira de São Francisco; Rua Bispo Coutinho (altura da Academia Santa Gertrudes); Rua 27 de Janeiro e Rua Sigismundo Gonçalves (acesso ao Carmo). Os bloqueios têm início parcial a partir das 7h do domingo, e bloqueio total a partir das 15h. Cerca de 40 agentes de trânsito estão trabalhando neste domingo.

A equipe de Trânsito pede para que moradores do Sítio Histórico andem com comprovante de residência dentro dos veículos para mostrar nos pontos de bloqueio. Quem não é morador e for aproveitar as prévias de carro, deve estacionar fora do Sítio Histórico. Os locais disponíveis mais próximos são: o estacionamento dos Correios, da Praça do Fortim do Queijo e o Sítio de Seu Reis.

Saúde / Controle Urbano

Agentes da Vigilância Sanitária e Controle Urbano vão inspecionar ambulantes e fazer orientações sobre manipulação de alimentos. Na hora de fazer um lanche, é importante verificar se o estabelecimento possui o selo de fiscalização da Vigilância Sanitária e qual foi a data da última vistoria. A Secretaria de Saúde também disponibiliza uma ambulância do SAMU, que ficará de plantão na praça do Carmo.

Por medida de segurança, as garrafas de vidro são proibidas nas ladeiras de Olinda. Em seis pontos da Cidade Alta, agentes de Controle Urbano farão troca de garrafas de vidro por vasilhames plásticos. São eles: em frente à faculdade FOCCA, no Carmo; na Praça João Alfredo (a que fica em frente à Igreja de São Pedro); nos Quatro Cantos; na Praça Laura Nigro, próximo ao Mercado da Ribeira; na Rua de São Bento, próximo à Licoteria; e no Largo do Amparo.

Serviços Públicos

Um total de 60 cabines sanitárias serão distribuídas na Cidade Alta e estarão disponíveis para os foliões durante o final de semana.

Fechar Menu