Cenografia luxuosa ganha o folião de Olinda

Cenografia - Carnaval 2011
Mulher Africana por Fernando Augusto - Foto: Passarinho/Pref. de Olinda

Os milhares de foliões que passam em frente à sede da Prefeitura de Olinda não deixam de notar a grandiosidade da cenografia. Uma explosão de cores e formas sob o tema África, mãe da Terra, coração do planeta foi cuidadosamente pesquisada e formatada pelo carnavalesco Fernando Augusto. O próprio cenógrafo é o homenageado deste ano do Carnaval de Olinda.

O que não falta são máquinas fotográficas, vindas de todos os lugares, apontando suas lentes para as esculturas de até cinco metros de altura. O Palácio dos Governadores abriga um verdadeiro peji (palco) com 13 Orixás africanos mais conhecidos nacionalmente. “Os orixás abençoam os foliões não somente durante a festa, mas por todo o ano também”, diz o cenógrafo.  Logo em frente, estão o rei e a rainha do maracatu e ao lado, junto às árvores, figuras totêmicas e representantes da fauna e flora local.

“É muito lindo. Cheguei mais cedo para tirar fotos com as esculturas e agora estou aqui outra vez para brincar”, conta a administradora pernambucana Joana Fernandes. “Está fa-bu-lo-so! Nunca vi coisa tão linda”, admira-se a carioca economista Fernanda Pacheco. “Esse ano esses bonecos estão mais vivos. É muito forte essa coisa dos orixás. Não tem como não se emocionar com essa energia toda”, fala o designer mineiro Alberto Mesquita.

Enable Notifications OK No thanks