Escola Aberta leva folia do Bloco da Paz para Cidade Patrimônio

Cerca de três mil crianças e jovens do Programa Escola Aberta caem na folia na próxima quarta-feira (10), no tradicional desfile do Bloco da Paz. A concentração começa a partir das 14h na Praça do Carmo, com saída prevista para percorrer o Sítio Histórico às 15h30. A folia será animada por orquestra de frevo e acompanhada por percussionistas, bonecos gigantes confeccionados pelos alunos, papangus, dançarinos, cabloquinhos entre outros.

De acordo com Virgínia Ramos, coordenadora do Programa Escola Aberta em Olinda, a cada ano o Bloco enfatiza o compromisso com o social, dando uma lição de responsabilidade sem esquecer a irreverência, o brilho e as fantasias típicas da festa de momo.

Esse ano além de reforçar a Cultura da Paz, o Bloco traz como tema principal do desfile Olinda: “Cidade Educadora- Berço Da República”. O mote será destaque da primeira ala e vai ressaltar as riquezas, a diversidade, a cultura e as potencialidades presentes na escola e na cidade.

Ao todo o Bloco da Paz terá sete alas caracterizadas que levarão o folião a fazer um passeio pela cultura e educação da Cidade Patrimônio. Na segunda ala, “Cantos, Contos e Encantos”, os jovens enfocarão as produções artísticas dos Olindenses. Na terceira, “Patrimônio da Cultura”, os participantes estarão com roupas de maracatu, cabloquinho, frevo e afoxé. Já a quarta ala, “De Maurício de Nassau ao Governo Popular’, os foliões divulgam momentos e datas especiais do município.

“Nos Quatro Cantos da Cidade uma História”, será o tema do quinto grupo do bloco, uma homenagem aos bairros e as comunidades que fazem parte da cidade. A folia continua no sexto grupo com o “Olinda é Mais Educação” trazendo representações dos principais programas desenvolvidos pela Secretaria de Educação. A última ala, “Em Olinda Educação é Responsabilidade de Todos”, o Bloco promete mostrar a dimensão de todo o compromisso com a educação do município.

Fechar Menu