Foliões aprovam serviço de troca de garrafas de vidro

Prefeitura de Olinda montou dez pontos de recolhimento para distribuir recipientes plásticos

Brincar com segurança e sem correr risco de acidente. Este é o objetivo da Secretaria Meio Ambiente Urbano e Natural de Olinda, com serviço de troca de garrafas de vidros por recipientes de plástico. São dez pontos montados nos acessos aos focos da folia, que funcionam das 8h à 0h, com cerca de dez agentes de controle urbano em cada local. A ação vai continuar até a quarta-feira de cinzas.

O serviço é uma parceria entre a Prefeitura de Olinda com empresa da iniciativa privada, a Pitú – que fornece as garrafas de plásticos descartáveis, além da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coocencipe) e a Associação dos Recicladores de Olinda, que ficarão responsáveis pelo recolhimento de todo material de vidro, gerando emprego e renda para catadores que foram capacitados para atuar nesse trabalho.

Até agora, nenhum caso de resistência foi registrado por parte das pessoas que foram orientadas a realizar a troca das garrafas. “Ótimo! Isso garante mais tranquilidade para quem vem brincar em Olinda. Evita que alguém possa sofrer acidente com pedaços de vidro soltos pelas ruas e calçadas”, revelou o engenheiro Sérgio Falcão.

A Defesa Civil do município reforça o serviço da troca e recolhimento do material também em unidades móveis. O publicitário Neto Lima, que é de Caruaru e há quatro anos vem para Olinda brincar o carnaval, aprovou a iniciativa e fez questão de realizar a troca da garrafa no ponto montado na Avenida Liberdade, no Carmo, em frente à Focca. “Vou sugerir este trabalho no São João da minha cidade, onde há um grande número de pessoas circulando no mesmo lugar”, disse ele.

Pontos de troca

Endereço dos locais de troca montados no Sítio Histórico de Olinda

– Av Liberdade, no Carmo, em frente à Focca

– Av Liberdade, no Carmo, próximo ao Caisbar