Polo Folia Cidadã de Olinda abrigará crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

Carnaval 2011 - Espaço Folia Cidadã
Espaço Folia Cidadã durante o Carnaval de Olinda 2011. Foto: Ádria de Souza /Pref.Olinda

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda montará estrutura para atuar na defesa dos direitos de crianças e adolescentes no carnaval 2012. Trata-se do Polo Folia Cidadã, em sua 5ª edição, com a proposta de abrigar os filhos dos comerciantes informais do carnaval, para que não fiquem expostos nas ruas, enquanto seus pais trabalham.

O Polo funcionará no Sítio de Seu Reis, localizado na Praça do Carmo, de17 a21 de fevereiro, no horário das 10h às 22h No período em que ficam no polo, as crianças e adolescentes realizam atividades educativas, participam de oficinas de grafitagem, dança, adereços e música e ainda recebem refeições. Todo esse trabalho é acompanhado de perto por assistentes sociais e psicólogos.

Para esta ação a SDSCDH contará com 86 profissionais, entre recreadores, cuidadores, oficineiros, assistentes sociais, psicólogos, equipe técnica e coordenação. Em 2011 foram feitos 251 atendimentos no espaço, durante todo o carnaval.

Bloco Folia Cidadã – No último dia da ação, na terça-feira (21) terá a saída do Bloco Folia Cidadã, onde se juntarão as crianças e os profissionais envolvidos na ação. Eles sairão da tenda, que fica no Sítio de Seu Reis, às 16h e seguirão até o Pólo Infantil, no Parque do Carmo, retornando ao ponto de partida para continuidade das atividades até o final da noite. Os adereços serão produzidos pelas próprias crianças e adolescentes.

Educadores Sociais – Uma equipe de profissionais da SDSCDH estará atuando nas ruas, em diversos pontos do Sítio Histórico. O objetivo é identificar crianças e adolescentes em situação de trabalho ou vítimas de exploração sexual para encaminhamento ao Polo Folia Cidadã ou Conselho Tutelar, conforme cada caso.

Conselho Tutelar – Funcionará 24 horas nas Casas da Cidadania, localizadas na Avenida Sigismundo Gonçalves, s/nº, no Carmo, de sexta à terça.

Enable Notifications OK No thanks