Prévias carnavalescas acontecem sem registro de ocorrência policial grave

Um efetivo de 200 policiais cuidou da segurança do foliões este final de semana.

A Prefeitura de Olinda concluiu, na última terça-feira (4), mais uma reunião da comissão de avaliação e planejamento das prévias carnavalescas em Olinda com números positivos em relação à segurança pública. De acordo com a Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur), que atua no Sítio Histórico, não foram registradas ocorrências graves no último final de semana (01 e 02 de fevereiro).

Houve apenas o recolhimento de 31 pessoas, sendo 21 menores de idade, que foram encaminhados para o Conselho Tutelar. A segurança pública é uma atribuição do Governo do Estado, mas o trabalho em conjunto entre a Prefeitura de Olinda, a CIATur e a Política Militar vem mostrando grande avanço.

“Chegamos a ter 198 pessoas recolhidas em um fim de semana de prévias e conseguimos reduzir esse números para 31 pessoas. Tudo isso é resultado do trabalho de prevenção e repressão às ações violentas que vem sendo realizado por meio de monitoramento das redes sociais, das câmeras instaladas nas ruas e do próprio efetivo em campo”, afirmou o comandante da CIATur, Major Ronaldo. De acordo com ele, o efetivo deste final de semana foi 200 policiais. Outra novidade, segundo o Major, foi a implantação da Delegacia Itinerante.

O conselheiro tutelar, Anderson Araújo, frisou a importância da parceria e esclareceu como é feito o trabalho com a Polícia. “Os menores recolhidos pela PM são encaminhados para o Conselho Tutelar, nós convocamos os pais desses jovens, notificamos e encaminhamos a notificação à vara da infância para que o juiz tome as providências de acordo com o caso”, explicou.

A secretaria de Saúde também vem atuando nas prévias carnavalescas por meio da vigilância sanitária, que realizou a inspeção de 192 estabelecimentos informais este domingo. Já a Secretaria de Serviços Públicos instalou 50 banheiros no Sítio Histórico.

Para denunciar problemas de segurança no Sítio Histórico, entre em contato com a Central da CIATur pelo telefone (81) 3181.3703. O atendimento é realizado 24 horas por dia.