SEGURANÇA

Base Comunitária Móvel de Videomonitoramento
O equipamento ficará instalado em frente à Prefeitura de Olinda, na Praça Monsenhor Fabrício, no Sítio Histórico. Além de realizar o monitoramento de imagens no perímetro, o ônibus de videomonitoramento vai servir como um dos pontos de achados e perdidos de objetos e documentos. A equipe que vai atuar, formada por três guardas municipais, também poderá fazer registros (BO’s) dentro da base, a qual irá funcionar como Delegacia Interativa e, dependendo da ocorrência, redirecionar para a Polícia Civil.
A Base funcionará com imagens geradas através de 16 (dezesseis) câmeras instaladas em diversos logradouros, conjuntamente com as imagens geradas por 09 (nove) câmeras acopladas na referida base.



Ampliação de Guarnições e Patrulhas

Um efetivo de cerca de 60 guardas municipais, por dia, vai reforçar a segurança nos dias da folia. Os agentes de segurança também vão se incorporar ao efetivo da Ciatur e desenvolver atividade de patrulhamento a pé e com viaturas nos locais de maior concentração de foliões, como forma de prevenção à prática de ilícitos.



Perdidos e Achados

Os objetos e documentos perdidos poderão ser deixados ou encontrados na Base Móvel de Monitoramento, no posto de apoio ao turista, no Alto da Sé ou também na Secretaria de Segurança Urbana de Olinda, que fica na Avenida Santos Dumont, no Varadouro, que vai operar 24 horas por dia. O espaço vai atender as pessoas que tenham documentos ou pequenos pertences extraviados, acidente de trânsito sem vítima, dano, furto e roubo, através da Delegacia Interativa, o que contribuirá para desafogar o trabalho efetuado pela Polícia Civil. Na Secretaria, também é possível fazer boletins de ocorrência (casos de furtos), já se for assalto ou outro tipo de crime, os guardas municipais irão orientar o folião a se dirigir até a Central de Flagrantes, que funcionará na Avenida Sigismundo Gonçalves, nº 514, no Carmo ou à Delegacia de Plantão do Varadouro, localizada na Avenida Olinda.



Patrulhamento aéreo com drones

Dois (02) drones serão utilizados no patrulhamento aéreo, registrando imagens e repassando informações, via rádio, para as frações das forças conjuntas que estarão engajadas na operação Carnaval.



Patrulhamento integrado com apoio da Ciatur

Efetivo da Guarda Municipal estará disposto de forma integrada, em patrulhas conjuntas com o efetivo da Polícia Militar de Pernambuco (Ciatur e 1º. BPM).



Apoio de segurança às secretarias municipais

Efetivo da SSU (Guarda Municipal) deverá prover segurança patrimonial e integrar equipes mistas, em patrulhas móveis, com o Controle Urbano da Secretaria de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos (SDSCDH) e Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano.



Plataformas da CIATUR no Sítio Histórico

Serão instaladas 06 (seis) plataformas de 2 x 2m no Sítio Histórico de Olinda, a saber: Largo do Amparo, Quatro Cantos (defronte à Pousada Quatro Cantos), Largo do Bonfim, Esquina da Rua 27 de Janeiro com Rua Prudente de Morais, Praça Monsenhor Fabrício e Praça do Carmo.

Fechar Menu