jQuery(document).ready(function($){$('#aside .widget-archive > ul').addClass('fancy');});

Hoje tem aniversário da Pitombeira & ensaio da Marim dos Caetés nas ladeiras de Olinda

Ensaio e aniversário de blocos animam as ladeiras nesta quinta-feira. Fotos: Passarinho/Pref.Olinda e Renato Spencer/Santo Lima/Fundarpe
Ensaio e aniversário de blocos animam as ladeiras nesta quinta-feira. Fotos: Passarinho/Pref.Olinda e Renato Spencer/Santo Lima/Fundarpe

Nesta semana, as prévias carnavalescas foram antecipadas e já tem festa hoje, quinta-feira (30), nas ladeiras de Olinda. A Troça Pitombeira dos Quatro Cantos comemora 67 anos e o Clube Carnavalesco Marim dos Caetés faz ensaio festivo.

Na sede da Pitombeira, que fica na Rua 27 de Janeiro, a comemoração começa às 19h. Haverá bolo e bate-bate com doce, bebida feita de maracujá, cachaça e açúcar, usada para batizar os novatos na brincadeira e que está presente no hino da troça. Depois de cantar os parabéns, o bloco desfila pelas ladeiras com sua orquestra e estandarte.

Já o ensaio do Clube Carnavalesco Marim dos Caetés acontece às 20h, saindo do Largo do Guadalupe até os Quatro Cantos. O desfile é acompanhado por orquestra, passistas e estandarte.

No Carnaval, as agremiações saem nos mesmos dias. Na segunda (03/03) e terça-feira (04/03), quando ocorre o encontro entre a Pitombeira e o Elefante de Olinda. Nesse dia, o Marim dos Caetés desfila no bairro de Rio Doce, às 16h e às 19h, saem do Largo do Guadalupe.

História – A Troça Carnavalesca Mista Pitombeira dos Quatro Cantos foi fundada no dia 17 de fevereiro de 1947, por um grupo de rapazes olindenses que saíram nus da cintura pra cima, segurando galhos de pitombeira, pelas ruas do Sítio Histórico.

Segunda conta a tradição, o bloco deu origem a pelo menos mais duas agremiações: o Elefante de Olinda, com quem os integrantes da Pitombeira mantiveram desavenças por anos, e o Marim dos Caetés. O clube que traz o nome da capitania, que mais tarde passou a ser chamada de Olinda, foi fundado em 11 de janeiro de 1982.

Veja mais: