19ª Noite para os Tambores Silenciosos de Olinda

Dez nações de Maracatus de Baque Virado reverenciam seus ancestrais, nesta segunda-feira (17.02), às 20h, na 19ª Noite para os Tambores Silenciosos de Olinda. A concentração será na Praça da Matriz de São Pedro, no Sítio Histórico, de onde os grupos sairão em cortejo, passando pelos Quatro Cantos, Amparo até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, local da celebração. A cerimônia nasceu a partir das obrigações religiosas dos maracatus de Olinda, com o objetivo de saudar e pedir proteção aos orixás antes da folia de Momo. A realização é da Associação de Maracatus de Olinda (AMO), com apoio da Prefeitura de Olinda e do Governo de Pernambuco.

A comunidade da Xambá completa 90 anos  e será a homenageada da celebração. Pela primeira vez, por decisão da AMO, o babalorixá Ivanildo de Oxóssi, que também é o Mestre do Maracatu Estrela de Olinda, será o responsável por conduzir a  louvação aos antepassados (eguns). A cerimônia é o ápice do encontro e ocorre à meia-noite. É o momento em que todos os maracatus rufam suas alfaias em homenagem aos que ajudaram a carregar essa tradição.

Desfilarão pelas ladeiras os maracatus: Leão Coroado; Nação Camaleão; Nação Badia; Nação Pernambuco; Nação de Luanda; Nação Maracambuco; Nação Estrela de Olinda, Nação Tigre; Nação do Reis Malunguinho e Sol Brilhante.

Um pouco de história

A presença das populações remanescentes do continente africano ocorreu ainda no século XVI, quando foram trazidos escravos da Guiné, por pedido de Duarte Coelho, para o trabalho nos engenhos. Esse contingente, só cresceu com o passar dos anos e no início do século XVII construiu para seu uso a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

Neste local se estabeleceu como ponto reunião para efeito dos cultos da igreja católica, convívio da comunidade negra, troca de saberes e para a realização de suas festas profanas. Com a invasão holandesa, veio a debandada e muitos dos escravos foram para o Quilombo dos Palmares, ficando tanto a Igreja como a própria Olinda abandonadas. Em 1715, negros já haviam restaurado o seu espaço, sendo fundada a Confraria de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

Das imposições do poder vigente e da resistência cultural dos negros, vieram o sincretismo, que ajustou de maneira crioula os calendários e os ritos de origem africana. O Carnaval, festa do calendário cristão que precede a Quaresma e que é uma licença, uma pausa, é também um momento de expressão das culturas afro-descendentes.

 

SERVIÇO – 19ª Noite para os Tambores Silenciosos de Olinda

Data: 17.02, às 20h

Local da Concentração: Matriz de São Paulo

Local da Louvação: Igreja do Rosário dos Pretos

 

Enable Notifications OK No thanks
mw68 mas77toto bom29toto mw68 daftar gacor mw68 rajatogel mw68 link gacor link gacor 888slot supraslot rajatogel slot thailand webiste.pa-parigi.go.id slot gacor maxwin olx188 slot gacor slot gacor mw68 situs slot gacor slot777 slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot777 scatter hitam mas77toto olx188 scatter hitam https://dlhk.inhilkab.go.id/vendor/ slot demo mahjongjp88 wdbos slot gacor link gacor scatter hitam slot gacor mahjongjp88 bet togel toto 4d slot777 toto 4d slot777 situs mpo sv388 hw168 slot thailand slot maxwin scatter hitam toto 4d ladangtoto link gacor slot gacor situs toto toto 4d rajatogel olx188 ladangtoto link gacor toto 4d slot apk slot777 slot thailand slot 4d sv388 slot idn toto 4d link gacor bom29toto login mas77toto mas77toto mas77toto slot thailand mas77toto mas77toto mas77toto slot777