
É nesta quinta-feira (3/02) que desfila pelas ladeiras de Olinda o Bloco da Cidadania. A agremiação reúne todos os funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda e convidados dos programas e projetos sociais assistidos pela Secretaria. A expectativa é que o bloco arraste cerca de 1.500 pessoas, animado pela Orquestra de Frevo Associação Musical Vereda Tropical.
A concentração será a partir das 8h, no pátio do Mosteiro de São Bento, com chegada por volta das 12h, em frente ao Clube de Mães, em Guadalupe. Uma equipe especial da Secretaria foi montada para dar suporte e oferecer infra-estrutura aos foliões, com distribuição de lanches, água e refrigerantes.
Diversas alas irão compor o Bloco da Cidadania, entre elas, na comissão de frente o Projovem Adolescente de Olinda. Serão 30 garotos e garotas fantasiados com perucas coloridas e sombrinhas de frevo. O grupo adianta que está preparando uma coreografia especial para abrir alas e pedir passagem para o estandarte da Cidadania.
Assim como o Projovem, que faz parte das ações de Proteção Social Básica da Secretaria, participará do desfile também, a Ala do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), com aproximadamente 100 crianças dos núcleos da Creche Santa Ana, do Grupo Cultural Axé de Kilú e do Instituto Pró-Criança e Família. Em outra ala desfilará a Ala da Inclusão, com os alunos dos cursos do Projeto Meu Futuro, que mobiliza e capacita ex-catadores do antigo aterro de Aguazinha.
Para dar suporte às crianças, jovens e adultos durante o bloco, o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) levará às ruas cerca de 200 funcionários, técnicos e usuários dos diversos programas e projetos em uma ala específica com o objetivo de articular a rede social, fornecendo encaminhamento e orientação dos serviços oferecidos à população. Neste mesmo sentido será a evolução da Ala da Coordenadoria da Mulher, que distribuirá material informativo de combate à violência de gênero.
Espaço Folia Cidadã – E a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos não pára nos dias de folia. Na sexta-feira (4/02) será aberto no Polo Sítio de Seu Reis, no Carmo, o Espaço Folia Cidadã. O Espaço contará com uma tenda onde serão oferecidas atividades lúdicas às crianças e adolescentes identificadas em situação de trabalho, inclusive catação de material reciclável, cujos pais estarão impossibilitados de cuidarem de sua proteção e segurança. No último dia de carnaval a terça-feira, as crianças e adolescentes participarão do Bloco Folia Cidadã, com fantasias e adereços produzidos no próprio espaço. O Espaço Folia Cidadã funcionará de sexta (4) a quarta (9), das 10 às 22h.
Durante todos os dias de folia a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda realizará ações de panfletagem de forma lúdica para os foliões. Trupes fantasiadas estarão circulando nos principais focos de folia da cidade alta, divulgando a prevenção e a proteção aos que estão em situação de vulnerabilidade e risco.