
Neste sábado (22), além dos ensaios abertos das Conxitas e dos maracatus, os visitantes e foliões que estiverem em Olinda estão convidados a participar do 26º aniversário da Troça Carnavalesca Mista Trinca de Ás, a partir das 15h, no Clube Atlântico. Na ocasião, Beto Violão, Grupo TS, Dj Júnior Batata e a Orquestra do Maestro Oséas animarão os presentes. Os ingressos custam R$ 25.
A Troça Carnavalesca Mista Trinca de Ás desfila pelas ladeiras históricas de Olinda desde 1985. Com características de troça, a Trinca de Ás foi criada com o objetivo de resgatar o frevo numa época onde o ritmo estava perdendo espaço para outras culturas. Hoje, o desfile do bloco é tradição e faz parte do calendário momesco de Olinda, arrastando multidões no sábado de Zé Pereira e na Segunda-Feira Gorda de Carnaval.
Troça – Na teoria, a troça carnavalesca é uma agremiação em menor proporção. Originam-se esses grupos carnavalescos de uma reunião de amigos, simples brincadeiras e muita criatividade, onde está implícito o espírito crítico dos foliões. Também conhecidas como levanta poeira, por passar pelas ruas arrastando centenas de foliões, as Troças Carnavalescas nascem com o intuito de zombar, demonstrado no significado do verbo troçar, de temas como política, sexualidade ou qualquer outro assunto que possa render boas risadas. Fonte: Fundaj/JC Online