
Segunda-feira de carnaval é dia de Encontro de Maracatus e Carnaval Mesclado, na Cidade Tabajara. A brincadeira, iniciada pelo Mestre Salustiano, perdura através de seus filhos e da luta dos maracatus, blocos, bois e caboclinhos para manter viva a cultura popular. Juntos, o prefeito Renildo Calheiros e o governador Eduardo Campos prestigiaram a festa.
Há 23 anos, o Mestre Salustiano, rabequeiro e criador do Maracatu Piaba de Ouro, iniciou, no bairro de Cidade Tabajara, o Encontro de Maracatus de Baque Solto. Durante a brincadeira, grupos de maracatus de diversas cidades pernambucanas vêm se apresentar em Olinda. Quando o Mestre faleceu em 2008, seus filhos, que já eram envolvidos com a cultura popular, deram continuidade à festa.
A brincadeira está cada vez mais forte e a figura de Salustiano é sempre lembrada. “Meu pai já fazia o Encontro de Maracatus quando brincantes de outros folguedos pediram a ajuda dele para valorizar as demais manifestações populares e assim nasceu o Carnaval Mesclado onde se apresentam, além de maracatus, bois, caboclinhos e blocos”, disse Pedro Salustiano que comandou a festa, este ano.
O prefeito Renildo Calheiros e o governador Eduardo Campos chegaram juntos à Casa da Rabeca. Almoçaram com Pedro Salustiano e assistiram a apresentação do Maracatu Piaba de Ouro. De lá, o prefeito retornou à Prefeitura de Olinda e o governador seguiu para Nazaré da Mata.