Hoje (16), às 16h, será a saída do bloco das crianças que estão sendo atendidas no Pólo Folia Cidadã, no Parque do Carmo. O espaço, constituído por uma tenda circense, fica nas imediações da Policlínica Barros Barreto. A Prefeitura Municipal de Olinda atende no local 50 crianças diariamente, filhos de ambulantes que trabalham no carnaval, além de menores identificados em situação de trabalho pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda.
No Pólo Folia Cidadã crianças e adolescentes participam de atividades recreativas e oficinas de frevo, coco e maracatu, customização de fantasias, fabricação de adereços, pintura e percussão. O espaço funcionará até amanhã (17), das 10h às 22h, e os menores recebem cuidados com higiene pessoal, além de cinco refeições ao dia. As equipes de atendimento são formadas por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais cuidadores, oficineiros, recreadores, seguranças, pessoal de apoio e serviços gerais.
O local é uma idealização da Secretaria de Desenvolvimento Social. “A ideia principal é retirar das ruas as crianças e adolescentes em situação de risco ou cujos pais estejam trabalhando no carnaval e impossibilitados de cuidarem de sua proteção e segurança”, explica a secretária Ceça Costa. Eventualmente, o espaço recebe crianças e adolescentes perdidos durante a festa.