
Uma iniciativa que está rendendo elogios. A Tenda da Cidadania, localizada no Sítio de Seu Reis, é um espaço que atende crianças e adolescentes, de quatro a 18 anos, filhos de comerciantes que atuam em Olinda durante o Carnaval. O local, que funciona desde a sexta-feira (28) e segue até a terça-feira (04), no horário das 10h às 22h, está repleto de pequenos foliões neste domingo.
Somente neste segundo dia de carnaval, são 96 crianças atendidas por uma equipe de 130 profissionais, que incluem recreadores, oficineiros, cuidadores, educadores sociais, entre outros. Os atendidos pelo serviço recebem ainda quatro refeições diárias que incluem dois lanches, almoço e jantar.
O objetivo do projeto é justamente inibir a prática ilegal do trabalho infantil. “A ideia é não levar essas crianças para as barracas”, enfatiza Leandro Tavares, coordenador do espaço.
Além disso, as crianças menores de quatro anos levadas até a Tenda da Cidadania são encaminhadas à Casa de Passagem e Diagnóstico de Olinda, localizada na Avenida Beira Mar, Bairro Novo. No local, elas recebem atendimento direcionado e apropriado para a idade.
Educadores Sociais
Durante todo o Carnaval, 40 educadores sociais estarão nas ruas para identificar e resgatar crianças e jovens em situação de rua, trabalho infantil, uso de drogas e/ou exploração sexual. Quem for encontrado em uma dessas situações será encaminhado ao Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA), que fica em Casa Caiada.