Flor da Lira de Olinda e Recife desfilam juntos em Olinda

O Baile Monumental é realizado pelo Flor da Lira todos os anos durante as prévias do Carnaval - Foto: Jan Ribeiro/Pref.Olinda
O Baile Monumental é realizado pelo Flor da Lira todos os anos durante as prévias do Carnaval – Foto: Jan Ribeiro/Pref.Olinda

Os blocos líricos Flor da Lira de Olinda, fundado em 1975, e Flor da Lira do Recife, fundado em 1920, desfilaram juntos pela 1ª vez, nesta sexta-feira (25), pelas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda. Saindo do Largo do Amparo com destino à Ribeira, os blocos atraíram grande número de pessoas durante seu percurso, que aqueceu os foliões para o 13º Baile Monumental, realizado pelo Flor da Lira de Olinda.

O Baile Monumental é público, popular, e todos os anos presta homenagem à incentivadores e fomentadores da cultura, através do Troféu Amigos da Cultura e da medalha Teodomiro Pereira (grande carnavalesco e fundador do bloco em Olinda). Este ano, o prêmio que já foi entregue a nomes como Gilberto Gil e Levi Leite, foi oferecido a Madalena Arraes, esposa do ex-governador Miguel Arraes e primeira pessoa a viabilizar o Projeto Veredas (associação que trabalha os patrimônios materiais e imateriais de Olinda).

Os blocos líricos tem como característica a dedicação de seus componentes, que apesar de todas as dificuldades, há vários anos colocam os blocos na rua. Como Dona Anunciada, integrante do Flor da Lira de Olinda há 15 anos, segundo ela: “ Tenho maior prazer de sair todo ano, para mim não existe outra diversão”. Já em Recife, Seu Adeildo, que há 20 anos é presidente do Flor da Lira, diz: “Se eu não colocar esse bloco na rua não tenho alegria na minha vida, só vou deixar quando morrer”.

Porém, também se vê uma nova geração fazendo parte desse tipo de carnaval, como os irmãos Alex, 15, e Anderson, 21, flabelistas do Flor da Lira de Recife. Incentivados pela família, eles aprenderam a valorizar e amar o bloco, garantindo a continuidade da tradição.

Enable Notifications OK No thanks