
A Prefeitura de Olinda tem intensificado os cuidados com a saúde dos foliões que brincam as prévias de carnaval no município. Domingo (16), no desfile das Virgens Abraça Brasil, a Secretaria de Saúde armou um esquema para garantir a saúde das pessoas.
Além das três urgências (24h) (Serviço de Pronto-Atendimento de Peixinhos, Hospital do Tricentenário, UPA/Olinda (PE-15) e SAMU-192), um posto de atendimento médico para primeiros socorros será instalado na Policlínica da Mulher, na Avenida Getúlio Vargas, 1059, Bairro Novo, com apoio de duas ambulâncias UTI.
A Vigilância Sanitária do município estará com equipes circulando durante o percurso do desfile fiscalizando e orientando os comerciantes informais de alimentos e bebidas.
Segundo o gerente de alimentos da vigilância de Olinda, Eduardo Melo, os comerciantes cadastrados no Controle Urbano devem seguir as orientações estabelecidas previamente em reunião. “Não será permitida a comercialização de bebidas sem procedências e ou registro nos órgãos competentes como batidas e água em sacos plásticos”, disse, acrescentado que o comerciante deve utilizar materiais de fácil higienização.
O gerente alertou também sobre a exposição dos alimentos. “ Os queijos, carnes, molhos e vinagretes, entre outros alimentos perecíveis devem ser acondicionados em depósitos isotérmicos com gelo para não oferecer riscos à saúde do folião”, explicou.
A equipe da Saúde do trabalhador de Olinda também estará fiscalizando os trios elétricos no intuito de garantir a segurança daqueles que trabalham como também do folião. O coordenador Nelson Souto Maior destaca esse trabalho. “Vamos vistoriar as dependências dos trios elétricos, sobretudo, os equipamentos de proteção individual dos que trabalham no trio, área de proteção (guarda-corpo), além do prazo de validade dos extintores de incêndio e condições higiênicas dos sanitários”.
Uma equipe composta por dez pessoas de Redutores de Danos da Secretaria, durante o desfile das Virgens estará distribuindo preservativos com o folião, orientando sobre medidas preventivas de combate às doenças sexualmente transmissíveis, sobretudo Aids.
Serviço:
Vigilância Sanitária: Denúncia e informações procurar o comando de apoio da Visa, que ficará na Policlínica Barros Barreto, Avenida Justino Gonçalves, s/n, Carmo.
Samu: 192
Pronto-Atendimento Adulto/Infantil de Olinda: Rua Oscar Carneiro. s/n, Peixinhos.
Hospital do Tricentenário: Rua Farias Neves Sobrinho, 232, Bairro Novo.