Apesar das troças e blocos não pararem um minuto em Olinda, os foliões estão podendo brincar mais tranquilos nesse Carnaval. Pelo menos é o que se pode perceber ao passear pelas ruas do Sítio Histórico. Cerca de 5 mil policiais militares estão fazendo a segurança dos brincantes em três turnos diferentes.
Este ano o trabalho está mais focado na parte de orientação aos turistas, já que os foliões estão preocupados apenas em se divertir, pular muito frevo e colorir as ruas da Marim dos Caetés com suas irreverentes fantasias. Os policiais estão passando informações básicas à respeito das ruas e documentação perdida.
Aqueles que tiverem documentos perdidos em meio à folia devem procurar o posto da Guarda Municipal, no Varadouro. Caso haja necessidade, o folião que se sinta lesado também pode procurar uma das duas Delegacias Móveis, ambas localizadas na Praça do Carmo e próximo ao Mercado da Ribeira. Na Praça do Carmo também funcionam a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), Delegacia da Mulher, do Idoso e do Turista.