Agora é para valer. Nesta quinta-feira (19) a Prefeitura de Olinda dá o ponta pé inicial na maior e mais autêntica festa popular do Brasil. A abertura do Carnaval da cidade será no Pólo Fortim, no bairro do Carmo, a partir das 20h, com a apresentação de Alceu Valença, Orquestra Contemporânea de Olinda e Eddie, que darão o tom dos quatro dias de folia na 1ª Capital Brasileira da Cultura.
Para abrir o evento, um dos músicos mais ilustres da cidade mostrará o que Olinda tem de melhor. Apesar de não ser olindense de nascença, Alceu Valença é um dos filhos mais queridos da Marim dos Caetés. O cantor e compositor, que lançou um novo trabalho recentemente intitulado Ciranda Mourisca, apresentará canções feitas nos mais de 35 anos de carreira. Além do disco recém-produzido, Alceu entoará seus hits de sucesso que sempre levanta e anima qualquer folião em Olinda.
Prova da vitalidade da música pernambucana, a Orquestra Contemporânea de Olinda se apresenta no palco do Fortim para mostrar seus inovadores arranjos de metais, cordas e percussão. Composta em sua maioria por músicos olindenses, a Orquestra Contemporânea acumulou a riqueza cultural do sobe e desce das ladeiras do Sítio Histórico com seus grooves latinos, afro beats e ritmos pernambucanos, formando um som de peculiaridade ímpar.
Veterana dos quatro cantos da cidade, a banda Eddie encerra a noite de abertura em grande estilo. Eddie é a cara de Olinda e da nova roupagem musical que explode no cenário pernambucano. Com o trabalho mais recente, o cd Carnaval no Inferno, fica bem sugestivo para abrilhantar a abertura da festa mais efervescente do ano. Formada por Fábio Trummer (guitarra e voz), Urêa (percussão e voz), Andret (trompetes, teclados e samplers), Kiko (bateria) e Rob (baixo), a banda interpretará sua sonoridade própria, incendiando os foliões da Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.