Noite para os Tambores Silenciosos de Olinda reverencia fé e cultura afro

Foto: Passarinho/Pref.Olinda
Foto: Passarinho/Pref.Olinda

A segunda-feira da semana pré-carnavalesca tem um significado todo especial em Olinda, por ser o dia não apenas da manifestação da fé, como também uma louvação à cultura afro e aos ancestrais em um espetáculo emocionante. Trata-se da Noite Para os Tambores Silenciosos, que está na sua 11ª edição. Os grupos saem em cortejo com concentração às 20h, nos Quatro Cantos, e com destino ao Largo do Rosário dos Homens Pretos, no Bonsucesso. Este ano, a homenagem é para o Babalorixá Pai Edu em memória ao legado do Palácio de Iemanjá (Praça do Alto da Sé, s/n).

São dez maracatus participantes, sendo a cerimônia aberta pelo Maracatu Leão Coroado e dirigida pelo seu Mestre Afonso Aguiar. Do ponto inicial, seguem os maracatus em cortejo pela rua do Amparo para o Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

Um espetáculo de raiz, tradicional e histórico, a Noite para os Tambores Silenciosos costuma atrair a curiosidade de gente do mundo inteiro. Durante o cortejo, o público pode aguçar os ouvidos com sons que vão desde o batuque dos tambores até os cânticos. O ponto alto acontece justamente no silêncio respeitoso, que pede a proteção e reverencia a memória dos ancestrais, à meia noite na Igreja do Rosário dos Homens Pretos. No passado, ali os negros tinham liberdade de manifestação da sua religiosidade.

Maracatus de Olinda – 2015

Maracatu Nação Tigre;
Maracatu Nação Axé da Lua;
Maracatu Badia;
Maracatu Nação Pernambuco;
Maracatu Nação Camaleão;
Maracatu Nação Leão Coroado;
Maracatu Nação Maracambuco;
Maracatu Estrela de Olinda;
Maracatu Nação de Luanda
Convidado;
Maracatu Raízes de Pai Adão.

Homenageado

O Babalorixá Pai Edu, fundador do Palácio de Iemanjá, destaca-se pela sua história religiosa/social e atuação política na resistência do povo de Santo no Brasil. Eduim Barbosa da Silva, olindense de Rio Doce, nasceu em 1 de maio de 1934 em uma família de 15 irmãos. Inicialmente, pensava ser padre, mas sua verdadeira vocação o leva em 1951 para a casa que depois ele reconstrói transformando-a em Palácio de Iemanjá, no Alto da Sé. Iniciado no Candomblé por José Romão Felipe da Costa e Mãe Bernardina do Sítio de Pai Adão, o também Juremeiro, Pai Edu, nos anos 60 consegue fazer o Palácio de Iemanjá um dos centros mais conhecidos no Brasil no que se refere à cultura de matriz afro/indígena/católica brasileira.

Serviço

Local da apoteose: Pátio do Rosário dos Homens Pretos
Data: 09.02.15
Hora: 20h – 0h, concentração nos Quatro Cantos
Itinerário: Quatro Cantos > Rua do Amparo > Pátio da Igreja do Rosário dos Homens Pretos.

Enable Notifications OK No thanks
mw68 mas77toto bom29toto mw68 daftar gacor mw68 rajatogel mw68 link gacor link gacor 888slot supraslot rajatogel slot thailand webiste.pa-parigi.go.id slot gacor maxwin olx188 slot gacor slot gacor mw68 situs slot gacor slot777 slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot777 scatter hitam mas77toto olx188 scatter hitam https://dlhk.inhilkab.go.id/vendor/ slot demo mahjongjp88 wdbos slot gacor link gacor scatter hitam slot gacor mahjongjp88 bet togel toto 4d slot777 toto 4d slot777 situs mpo sv388 hw168 slot thailand slot maxwin scatter hitam toto 4d ladangtoto link gacor slot gacor situs toto toto 4d rajatogel olx188 ladangtoto link gacor toto 4d slot apk slot777 slot thailand slot 4d sv388 slot idn toto 4d link gacor bom29toto login mas77toto mas77toto mas77toto slot thailand mas77toto mas77toto mas77toto slot777