
Repetir o sucesso do desfile das Virgens Abraça Brasil. Esse o propósito da Prefeitura de Olinda aos cuidados com a saúde dos foliões para domingo (23) no desfile das Virgens do Bairro Novo. A Secretaria de Saúde armou um esquema idêntico ao de domingo passado para garantir a saúde das pessoas com atendimentos (24h) no Serviço de Pronto-Atendimento de Peixinhos, SAMU-192, UPA/Olinda (PE-15) e no Hospital do Tricentenário.
Um posto médico será instalado na Policlínica da Mulher, na Avenida Getúlio Vargas, com três médicos, sendo dois clínicos e outro de pequenas cirurgias, além de duas ambulâncias, uma básica e outra UTI. Duas ambulâncias do Samu-192 será disponibilizadas em pontos estratégicos, uma ficará na Praça 12 de Março e outra próximo a agência do Banco Itaú.
Uma equipe da Vigilância Sanitária também estará trabalhando na fiscalização de alimentos e bebidas durante o desfile, juntamente com Saúde do Trabalhador para vistoriar os trios elétricos.
Uma equipe de Redutores de Danos estará durante o percurso distribuindo preservativos, cerca de 9 mil, sobretudo, orientando os foliões sobre as medidas preventivas das doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a AIDS, bem como violência e consumo de álcool e drogas.
ESTÁGIO – Domingo terá um reforço nas atividades do SAMU, pois a Secretaria de Saúde estará recebendo três equipes de motolância do SAMU Metropolitano do Recife. Esses profissionais são alunos do Curso de Atualização de Motociclista das motolâncias dos municípios que compões o SAMU Metropolitano/Recife.
Dois integrantes do SAMU/Olinda fazem parte destas curso, o enfermeiro Flávio Telles e o técnico de enfermagem Dimas.
Eles estarão realizando o estágio operacional com atividade final de conclusão do curso. Esta atividade é realizada com a orientação de um instrutor e dos alunos do curso. Ésee é mais um implemento na segurança e prevenção dos foliões Pernambucanos.
RESULTADO – No desfile das Virgens Abraça Brasil que aconteceu no último domingo (16), foram realizados 218 atendimentos de pequenas proporções (sem remoção) durante o desfile, sendo 12 no pólo médico instalado na Policlínica Barros Barreto, 23 na Policlínica da Mulher, 51 nas ambulâncias do SAMU-192, 47 no Hospital do Tricentenário e 85 no Serviço de Pronto-Atendimento.
Já as equipes da Vigilância Sanitária realizaram 606 inspeções, sendo 565 no comércio informal, vistorias em sete trios elétricos, dois carros de apoio e em 32 cabines sanitárias. Foram inutilizados 137 produtos impróprios ao consumo humano como batidas, sucos, mel, molhos sem procedência e queijos, espetinhos acondicionados de forma irregular.
Uma equipe composta por dez Redutores de Danos distribuíram nove mim preservativos durante o desfile das Virgens, bem como realizaram orientações sobre medidas preventivas das doenças sexualmente transmissíveis e, sobretudo, de combate à violência e consumo drogas.