A garotada encontra na Praça do Carmo um verdadeiro espaço de diversão para brincar o Carnaval. Por lá, a animação é garantida, diariamente, das 9h às 17h. Ao longo de todo o dia, há diversas oficinas manuais, tais como reciclagem com garrafas PET, produção de máscaras e bolas artísticas e de maquiagem. A estimativa da Prefeitura de Olinda é de que mais de três mil crianças tenham circulado pelo local neste domingo (15).
Um dos serviços fundamentais do espaço é a identificação das crianças com pulseiras, onde se pode ler o nome dos pais e um telefone de contato. Além disso, é possível participar gratuitamente de oficinas de percussão e dança popular. Brinquedos com estrutura temporária também foram montados na Praça do Carmo. Tudo para entreter os pequenos e estimular os futuros foliões a se vestir com cores e fantasias e conhecer o Carnaval olindense.
Há pelo menos quatro anos, a turismóloga pernambucana Giuliana Victor traz a filha Maria Luiza para o Polo Infantil. “Todo ano eu trago desde que ela tinha cinco anos. Hoje, ela está fazendo a oficina de reciclagem, mas se eu deixar faz tudinho. Amanhã ela vem com as coleguinhas e minha sobrinha. A gente já viu o bloco Enquanto Isso na Sala da Justiça e se ela aguentar andamos mais um pouquinho hoje”, afirma.
Na segunda-feira de Carnaval, o destaque no Polo Infantil vai para o Afoxé Alafim Mimi e o Axé da Lua. Na terça-feira, é a vez do grupo percussivo Griô e o arrastão com bonecos mirins e o maracatu Estrela de Olinda.
Ainda na Praça do Carmo, há o Polo Folia Cidadã que beneficia crianças e jovens com atividades recreativas direcionadas especialmente para os filhos de comerciantes que trabalham durante os dias de Momo. A ação visa o enfrentamento ao trabalho infantil e o combate ao abuso sexual. São providenciadas quatro refeições ao dia para os jovens acolhidos no espaço, além de oficinas de pintura, produção de fantasias, fabricação de adereços e oficinas de dança. O atendimento é realizado por coordenadores pedagógicos, assistente social, psicóloga, educadores sociais, cuidadores, oficineiros, recreadores, vigias, apoios administrativos e serviços gerais.
Segunda-feira (16)
9h AFOXÉ ALAFIM MIMI
10h Oficina de Percussão
11h Eu acho é pouquinho
12h Estrelinha de Olinda
13h Afoxé Orixalá Fum Fum
14h Oficina de Dança Popular (Maracatu)
15h Axé da Lua
16h Bonecos Mirins
17h Encerramento
Terça-feira (17)
9h Coco do Miudinho
10h Lordinho
11h Oficina de Percussão
12h Griô
13h Afoxé Povo dos Ventos (cadeirantes)
14h Oficina de Dança Popular (frevo)
15h Maracatu Estrela de Olinda
16h Bonecos Mirins
17h Encerramento