
A Prefeitura de Olinda vem trabalhando, em parceria com o Governo do Estado, para garantir a segurança e a tranquilidade do Carnaval 2014. Neste sentido, estão sendo promovidas diversas ações na áreas de segurança pública, vigilância sanitária, controle urbano, limpeza, entre outros.
Todas as terças-feiras, desde o mês de dezembro, o prefeito Renildo Calheiros se reúne com a equipe de secretários, Polícia Militar e Polícia Civil para discutir ações que tornem as prévias de Carnaval mais tranquilas e seguras na cidade. Uma dessas iniciativas é solicitar sempre o reforço no policiamento. Neste final de semana (18 e 19 de janeiro), o quantitativo de policiais será dobrado em comparação ao fim de semana passado: 160 policiais militares farão a segurança dos foliões.
Serão 120 Policiais Militares da Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur) e outras unidades especializadas da PM e 40 homens do primeiro Batalhão, além de 40 homens da Guarda Municipal de Olinda, 45 agentes de trânsito e equipes de Controle Urbano de Olinda, que vão realizar a troca de garrafas de vidro por vasilhames plásticos e a fiscalização do comércio ambulante.
Além do efetivo policial pelas ruas do Sítio Histórico, há ainda as plataformas, que facilitam a visualização de problemas no meio da multidão. A Polícia Militar também está com ações em conjunto com a Prefeitura de Olinda, como a Operação Flanelinha, evitando a extorsão de motoristas. Outra parceria com a Prefeitura, desta vez também com a Guarda Municipal, a Secretaria de Controle Urbano e o Conselho Tutelar, é a operação que atende menores em locais de risco.
O serviço de inteligência também foi acionado. Será feito o monitoramento de redes sociais, a fim de identificar grupos de pessoas com a intenção de provocar confusão nas ladeiras de Olinda. Com esta iniciativa, e com o monitoramento das câmeras da Secretaria de Defesa Social (SDS) por um policial da CIATur, pretende-se otimizar o serviço das patrulhas a pé no Sítio Histórico e a identificação de infratores.
Com relação à estrutura de atendimento aos foliões, está prevista a instalação de 40 banheiros químicos neste final de semana. No que se refere à limpeza dos locais onde acontecem os eventos públicos, a Prefeitura disponibilizou 40 garis para cuidar do serviço. Além disso, os serviços de fiscalização do comércio ambulante têm sido intensificados pelos agentes do Controle Urbano.