Intensificando ainda mais os trabalhos de inspeção para o carnaval 2010, foram realizadas na última semana pelas equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Olinda (VISA), visitas nos comércios formais dos pontos de focos (bares, restaurantes, hotéis, pousadas e etc) e no comércio informal (ambulantes) que serão estendidas aos quatro dias de folia.
No período carnavalesco, além dos trabalhos já citados, duas barreiras fixas serão colocadas nas divisas de entradas do município (pontos estratégicos) para fiscalizar a qualidade de alimentos e bebidas que abastecerão os estabelecimentos nos focos da folia. Técnicos da VISA também irão circular pelas ladeiras e ruas do Sítio Histórico de Olinda para assegurar o cumprimento das normas sanitárias.
Ainda em parceria com a VISA, proprietários de bares e restaurantes do sítio histórico, da orla de Olinda e dos principais bairros onde existem blocos carnavalescos típicos estão recebendo equipes da Coordenação de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANT´s), através do Controle de Tabagismo, para dar conhecimento aos estabelecimentos sobre a Lei Anti-fumo 9294/96 que proíbe, dentre outras coisas, fumar em lugares fechados.
Os comerciantes são orientandos, sobretudo a necessidade de criação de “fumódromos” e conscientizados a transmitir aos seus clientes a importância do cumprimento da Lei. Sete mil Adesivos tabagismo/Cultura de Paz serão colados nas pessoas que decidirem propagar o Lema: “Vida sim, cigarro não”. Materiais educativos como panfletos e cartazes também serão distribuídos.
Vigilância Ambiental – Em janeiro, como já esperado, houve um aumento na densidade vetorial de mosquitos devido às chuvas. Por isso, a Secretária de Saúde de Olinda através da Coordenação de Controle de Vetores da Vigilância Ambiental, intensificou as ações de controle no município, através de visitas realizadas por Agentes Ambientais (AVAS) Além das visitas, foram realizados mutirões para combater os vetores da Dengue e Filariose, com campanhas educativas em semáforos, escolas e outros locais de grande fluxo de pessoas no município.
Redutores de Danos – Com o objetivo de promover a saúde e difundir a cultura pela paz e não violência, trabalhando dentre outras problemáticas, o uso abusivo de álcool, fumo e outras drogas, como também a conscientização da importância do sexo seguro, a Secretaria de Saúde de Olinda põe nas ruas no período carnavalesco, equipes do Programa de Redução de Danos para orientar a população olindense, e os foliões que vem na cidade para dias de folia mais tranqüilos.
As equipes compostas por redutores de danos, arte-educadores e artistas da Associação de Atores de Olinda (ATO) forma às ruas da Cidade Alta durante todos os dias de carnaval dando as orientações necessárias, distribuindo preservativos e encaminhando as pessoas para postos de trocas de recipientes de vidro por recipientes de plástico que estarão situados na Praça do Carmo e Largo da Prefeitura.
Também será disponibilizado às mulheres que sofrerem violência sexual a Contracepção de Emergência, conhecida popularmente como Pílula do Dia Seguinte.
Locais onde poderá encontrar a Contracepção Emergencial:
Maternidade Brites de Albuquerque:
Rodovia PE-15, Cidade Tabajara. Fone: 3493.0827
Maternidade Tri-Centenário
Rua Farias Neves Sobrinho, 323, Bairro Novo. Fone: 3429.2622
Serviço de Pronto-Atendimento Adulto
Avenida Santos Dummont, 177 – Varadouro. Fone: 3429.4073
Policlínica Barros Barreto
Avenida Dr. Justino Gonçalves, s/n – Carmo
Assistência à Saúde – As unidades assistenciais de saúde continuaram a dar suporte à população com o contingente médico normal. Os Serviços de Pronto- Atendimento Adulto e Infantil, a Policlínica Barros Barreto e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) do Tricentenário e de Olinda estarão de prontidão para atender casos de urgência e emergência.
Durante o carnaval serão disponibilizadas cinco unidades móveis do SAMU-192, 24h. Uma delas, equipada com suporte avançado (UTI) estará pronta para atender casos graves, tendo como ponto de apoio a Policlínica João Barros Barreto, no Carmo.
Com informações de Pedro Morais