ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS


Espaço de Proteção

A unidade vai funcionar no Clube Atlântico, localizado na Avenida Sigismundo Gonçalves, no Carmo. O funcionamento será do sábado de Carnaval (02/03), até a terça-feira (05/03), sempre das 10h às 22h.
A finalidade é de promover ações de prevenção, proteção social e garantia de direitos humanos às crianças e adolescentes que estejam vivenciando situações de trabalho infantil, principalmente os filhos de barraqueiros. O trabalho também é voltado a coibir o abuso e exploração sexual, bem como potencializar a proibição da venda de bebidas alcoólicas. Os meninos e meninas terão refeições como almoço e jantar, além de lanches. O espaço contará, ainda, com cuidadores, sala de vídeos e atividades lúdicas.



Camarote da Acessibilidade

O Camarote da Acessibilidade vai funcionar no Carmo, na Avenida Liberdade, tradicional polo da folia carnavalesca. O espaço já se consolidou como um dos mais alegres do Reinado de Momo e novamente recebeu um expressivo número de interessados. As pessoas com deficiência e idosos com baixa mobilidade apresentaram documentos como RG, CPF, atestado com o tipo de deficiência – quando for o caso-, e comprovante de residência. A participação é totalmente gratuita.



Ações Assistenciais

As equipes vão atuar na abordagem e identificação de crianças e adolescentes encontradas em situação de trabalho e sensibilização dos seus pais e/ou responsáveis; Realização de cadastros das crianças e adolescentes abordadas; Identificação dos familiares e/ou responsáveis pelas crianças e adolescentes identificadas e cadastradas, para responsabilização e retorno as suas casas, ou encaminhamento para o Espaço de Proteção ou ainda para as unidades de acolhimento mantidas pela Prefeitura de Olinda, quando necessário.



Pulseiras de identificação para crianças

As crianças que brincarem com os pais no Sítio Histórico de Olinda receberão pulseiras de identificação, onde será anotado o nome do menor, do responsável e telefone. A medida já vem sendo aplicada durante as prévias carnavalescas na cidade. As equipes da executiva de Assistência Social abordam as famílias para explicar a importância da identificação pela Patrulha da Prevenção.

Fechar Menu