
O ambulante que vier trabalhar durante o Carnaval de Olinda vai poder deixar seu filho “guardado” no Pólo Folia Cidadã. Essa é uma iniciativa da Prefeitura de Olinda que promoverá o serviço de atendimento às crianças, filhas de pais que trabalharão no comércio ambulante. O Pólo Folia Cidadã já se consolidou como uma alternativa eficaz para o enfrentamento do trabalho infantil, exploração e abuso sexual de crianças e outros tipos de vulnerabilidade.
Neste espaço, localizado no Sítio de Seu Reis, são atendidas crianças e adolescentes de zero a 17 anos. Lá, eles recebem quatro refeições ao dia e participam de oficinas de frevo, coco de roda, maracatu, produção de fantasias, pintura, música percussiva e fabricação de adereços. As equipes de atendimento são formadas por coordenadores pedagógicos, assistente social, psicóloga, educadores sociais, cuidadores, oficineiros e recreadores.
Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social de Olinda faz uma ronda durante as prévias para abordar os ambulantes e divulgar o Pólo Folia Cidadã e seus serviços. Na própria Secretaria de Controle Urbano, os ambulantes que passam por lá para pedirem autorização de vendas nas ladeiras da cidade assinam um termo que explica a proibição do trabalho infantil.
O Polo Folia Cidadã irá funcionar de sábado a terça de carnaval, das 8h às 20h.